Resumo

A isocinética é uma ferramenta comum usada no futebol profissional. Entre os pesquisadores, há um debate contínuo sobre os valores isocinéticos de referência que um jogador deve ter.

Objetivos:

Determinar o pico de torque (PT) absoluto e o trabalho médio de jogadores de futebol profissional com relação às posições em campo e estabelecer os valores de referência para essas variáveis.

MÉTODOS:

Foi selecionada uma amostra subjetiva de 289 jogadores de futebol profissional. A amostra incluiu 32 goleiros, 100 zagueiros, 98 meio-campistas e 59 atacantes. Os participantes foram testados na pré-temporada. Os participantes foram solicitados a realizar aquecimento de 10 minutos em bicicleta ergométrica e, a seguir, realizar cinco repetições em baixa velocidade, 10 em velocidade média e 25 em alta velocidade com 30 a 40 segundos de descanso entre cada série de repetições. O método de contração foi concêntrico-concêntrico em um dinamômetro Isomed 2000.

Resultados:

A média de idade, peso e estatura dos jogadores foi de 21,9 anos, 74,3 quilos e 1,8 metros, respectivamente. Os goleiros apresentaram maior PT nas três velocidades medidas e maior média de trabalho a 180°/s e 240°/s com relação aos zagueiros e meio-campistas. Os atacantes tiveram maior trabalho médio a 240°/s com relação aos meio-campistas e maior PT com relação aos zagueiros e meio-campistas. Os valores absolutos foram mostrados e os valores de referência foram estabelecidos.

Conclusões:

Os goleiros e atacantes apresentaram as maiores diferenças a seu favor com relação às demais posições. Os valores de pico de torque e trabalho médio foram descritos com relação à posição do jogador em campo. Este estudo resultou na criação de uma ferramenta para profissionais de saúde que atuam com jogadores de futebol profissional e forneceu valores de referência para esses jogadores com relação à posição em campo que podem ser usados como referência para otimizar o desempenho dos jogadores de futebol. Nível de evidência II, Estudo retrospectivo comparativo.

Acessar