Períodos de Exercício Físico Durante o Turno de Trabalho São Mais Eficazes do Que as Pausas Para Reduzir o Desconforto Músculo-esquelético e Fadiga Física e Mental em Atendentes de Call-center
Por Denise Helena de Castro Lacaze (Autor), Isabel de Camargo Neves Sacco (Autor), Lys Esther Rocha (Autor), Carlos Alberto de Bragança Pereira (Autor), Raquel Aparecida Casarotto (Autor), Camila Bosquiero Papini (Tradutor).
Resumo
Estudo
Nesse estudo, realizado em São Paulo, os pesquisadores avaliaram a influência de um programa de Ginástica Laboral no desconforto músculo esquelético e a fadiga mental de atendentes do Centro de Atendimento de uma companhia aérea.
Participaram ao todo 64 atendentes, dos quais, 32 realizaram Ginástica Laboral. Os outros 32 atendentes fizeram o tempo de pausa e foram instruídos a não realizarem atividades físicas ou quaisquer outras tarefas. O programa de Ginástica Laboral consistiu em 4 sessões semanais de 10 minutos no meio do turno de trabalho durante 2 meses. Os participantes realizaram 10 diferentes conjuntos de exercícios, incluindo alongamento (isquiotibiais, coluna vertebral, braços e ombros), mobilização articular (Mãos, punhos, ombros, coluna, quadris, joelhos e tornozelos) e relaxamento. As sessões eram compostas por Grupos de 5 a 8 atendentes.
Resultados
O desconforto músculo-esquelético diminuiu em ambos os grupos, mas a redução foi estatisticamente significativa apenas para a coluna, nádegas e a soma dos segmentos (braços e pernas) nos atendentes que participaram go programa de Ginástica Laboral. Além disso, mostraram diferenças significativas no nível de fadiga mental. (trad. Camila Bosquiero Papini)