Períodos de Exercício Físico Durante o Turno de Trabalho São Mais Eficazes do Que as Pausas Para Reduzir o Desconforto Músculo-esquelético e Fadiga Física e Mental em Atendentes de Call-center

Por: Carlos Alberto de Bragança Pereira, Denise Helena de Castro Lacaze, Isabel de Camargo Neves Sacco, Lys Esther Rocha e Raquel Aparecida Casarotto.

Clinics - v.67 - n.7 - 2010

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.Resumo

Estudo

Nesse estudo, realizado em São Paulo, os pesquisadores avaliaram a influência de um programa de Ginástica Laboral no desconforto músculo esquelético e a fadiga mental de atendentes do Centro de Atendimento de uma companhia aérea.

       Participaram ao todo 64 atendentes, dos quais, 32 realizaram Ginástica Laboral. Os outros 32 atendentes fizeram o tempo de pausa e foram instruídos a não realizarem atividades físicas ou quaisquer outras tarefas. O programa de Ginástica Laboral consistiu em 4 sessões semanais de 10 minutos no meio do turno de trabalho durante 2 meses. Os participantes realizaram 10 diferentes conjuntos de exercícios, incluindo alongamento (isquiotibiais, coluna vertebral, braços e ombros), mobilização articular (Mãos, punhos, ombros, coluna, quadris, joelhos e tornozelos) e relaxamento. As sessões eram compostas por Grupos de 5 a 8 atendentes.

Resultados

     O desconforto músculo-esquelético diminuiu em ambos os grupos, mas a redução foi estatisticamente significativa apenas para a coluna, nádegas e a soma dos segmentos (braços e pernas) nos atendentes que participaram go programa de Ginástica Laboral. Além disso, mostraram diferenças significativas no nível de fadiga mental. (trad. Camila Bosquiero Papini)

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-59322010000700003&lng=pt&nrm=iso&tlng=en

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