Resumo

Estudo

Nesse estudo, realizado em São Paulo, os pesquisadores avaliaram a influência de um programa de Ginástica Laboral no desconforto músculo esquelético e a fadiga mental de atendentes do Centro de Atendimento de uma companhia aérea.

       Participaram ao todo 64 atendentes, dos quais, 32 realizaram Ginástica Laboral. Os outros 32 atendentes fizeram o tempo de pausa e foram instruídos a não realizarem atividades físicas ou quaisquer outras tarefas. O programa de Ginástica Laboral consistiu em 4 sessões semanais de 10 minutos no meio do turno de trabalho durante 2 meses. Os participantes realizaram 10 diferentes conjuntos de exercícios, incluindo alongamento (isquiotibiais, coluna vertebral, braços e ombros), mobilização articular (Mãos, punhos, ombros, coluna, quadris, joelhos e tornozelos) e relaxamento. As sessões eram compostas por Grupos de 5 a 8 atendentes.

Resultados

     O desconforto músculo-esquelético diminuiu em ambos os grupos, mas a redução foi estatisticamente significativa apenas para a coluna, nádegas e a soma dos segmentos (braços e pernas) nos atendentes que participaram go programa de Ginástica Laboral. Além disso, mostraram diferenças significativas no nível de fadiga mental. (trad. Camila Bosquiero Papini)

Acessar