Resumo

Essa dissertação de mestrado trata de analisar a "marketização" do personal trainer, mais especificamente os elementos que permitiram a inserção de noções de marketing na literatura sobre treinamento personalizado disponível nas bibliotecas dos cursos de formação inicial em educação física. É uma pesquisa de cunho qualitativo que se sustenta em autores como Michel Foucault, Jeremy Rifkin e Zygmunt Bauman e que se vale da análise de discurso de inspiração foucaultiana como ferramenta metodológica. O texto está estruturado em cinco capítulos. O primeiro compreende a emergência do personal trainer e a realidade do trabalho como treinador personalizado, que lhe confere características de uma "academia ambulante". O segundo trata da "marketização" dos processos da vida e conecta o treinador personalizado a uma idéia de "super microempresa". O terceiro abrange os caminhos traçados para a construção deste estudo, que envolvem a garimpagem textual em bases de dados e a descrição metodológica sobre análise do discurso. O quarto abarca a análise propriamente dita e o quinto apresenta as considerações finais. A análise das bibliografias deu visibilidade a elementos heterogêneos que se entrecruzam e se articulam no interior dos materiais: a "marketização", a "individualização em excesso", o modelo de autoformação norte-americano e a precarização das condições de trabalho do treinador personalizado. Essa análise também permitiu visualizar que o marketing dirigido ao personal trainer tem como tarefa reinventar, ressignificar e "repaginar" esta ocupação profissional em nome da sobrevivência no disputado mercado da vida ativa.

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