Personalidade das Marcas Esportivas
Por Rogério Bandeira de Melo Moreira (Autor), Antonio Carlos Estender (Autor), José Mauricio Conrado Moreira da Silva (Autor), Alexandre Huady Torres Guimarães (Autor), Rui Cruz (Autor), Afonso Celso de Assis Figueiredo (Autor).
Em XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo examinar a personalidade das marcas esportivas através da análise de seus logotipos. O conceito de Marca será tratado a partir dos autores David Aaker e Clotilde Perez, além da definição da AMA – American Marketing Association. A Marca, que é considerada um supersigno e, consequentemente, muito maior que produto/bens e seus atributos, tem sido um tema bastante debatido no meio acadêmico e mercadológico. Considerar que vários signos convergem neste importante tema (Marca) significa afirmar que sua gestão vai além do simples ato de criar peças publicitárias. Analisaremos, então, a partir do conceito de Personalidade da Marca, de David Aaker, os logotipos da Adidas e da Puma, além de abordarmos a instituição esportiva Sporting Club de Portugal.