Personificação e Concretização da Derrota: o Papel da Mídia
Por Carlos Alberto Figueredo da Silva (Autor), Sebastião Josué Votre (Autor).
Em VIII Congresso Brasileiro de História da Educação Física, Esporte, Lazer e Dança - CHELEF
Resumo
Um estudo sobre o papel da mídia na construção e reprodução do racismo no futebol brasileiro é Oferecido, com o objetivo de descrever a entrada, ascensão e consolidação dos negros e mestiços no Futebol brasileiro e os mecanismos de resistência a esse processo. Focaliza-se que nas derrotas elege-se Um bode expiatório. Busca-se sempre um responsável, um culpado que personifique a derrota; este é um Processo de objetivação realizado pela mídia. Há necessidade de concretização e personificação da Derrota. Assim, atribui-se a alguém a culpa. Utilizam-se metáforas para realizar o processo de Objetivação. O dado é que os jogadores de pele escura não são apenas criticados por terem apresentado Um futebol de má qualidade, as críticas vão além de seus papéis como jogadores, ferem-nos sobretudo Como seres humanos.Introdução O objetivo deste estudo é descrever o processo de entrada, ascensão e consolidação dos negrosE mestiços no futebol brasileiro, bem como analisar os mecanismos de resistência a esse processo Empreendidos por determinados grupos sociais. A partir da análise dos sentidos das metáforas veiculadas pela mídia, focaliza-se a construção Dos significados produzidos e partilhados por ela, em relação às questões de identidade, linguagem e Discriminação. O estudo prioriza as notícias veiculadas pelos jornais após as derrotas da seleção brasileira em Copas do mundo e discute o papel da mídia na reprodução e construção do racismo no futebol brasileiro. O processo, ou seja, ‘o como’ e não apenas ‘o que’ acontece, é o principal interesse neste trabalho. O referencial teórico metodológico é o da etnometodologia, no que concerne à construção da Realidade pelos agentes sociais. Em relação aos mecanismos de sustentação do núcleo da Representação, utiliza-se a teoria das representações sociais. A unidade de análise neste trabalho é o Conjunto de universos de significados compartilhados construído pela mídia esportiva brasileira. Foram analisadas as notícias veiculadas nas copas do mundo de futebol de 1950, 1982, 1986, 1990 e 1998. Cinco jornalistas esportivos de evidência foram entrevistados: luís mendes, sérgio Noronha, tino marcos, josé ilan, carlos gil e ainda o jogador jair da rosa pinto, que disputou a final da Copa de 50.