Perspectiva de ex-pibidianos/as do subprojeto PIBID Educação física na Furg sobre a formação inicial
Por Joana Barroco Pinto (Autor), Luciana Toaldo Gentilini Avila (Autor), Arisson Vinícius Landgraf Gonçalves (Autor), Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer (Autor).
Resumo
Este estudo identificou as contribuições do Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência na formação inicial a partir da perspectiva de ex-pibidianos/as do curso de Licenciatura em Educação Física da Furg. A produção dos dados se deu por meio de entrevistas com os/as ex-pibidianos/as. Tais dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, sendo criadas as seguintes três categorias: Ações realizadas pelo grupo, Aproximação com o contexto escolar e Contribuição para a formação inicial. Observa-se que contribuições do programa para a formação inicial se relacionaram a construção de experiências docentes e o aprender a trabalhar em grupo, fato que demonstra a potência dessa política pública para a formação inicial dos/as professores/as.