Resumo

Este estudo é uma revisão bibliográfica das produções científicas, sobre a perspectiva discente nas aulas de Educação Física Escolar. O desejo pela mesma, se iniciou na exploração de temática base de minha dissertação de mestrado. Nota-se que existe uma lacuna muito grande entre aquilo que o professor percebe em sua prática e aquilo que o aluno entende, acompanha e assimila desta prática. Há superficialidade na abordagem do tema, pouco se fala sobre, e menos ainda se intervém, para de fato considerar as crianças e suas visões na pesquisa e na prática pedagógica. Este estudo se objetiva na compreensão de como está a produção bibliográfica em Educação Física Escolar, que contemple a percepção do aluno sobre o fenômeno, e de forma específica, nossa busca foi em quantificar e explorar os estudos publicados nos últimos anos, buscando propor uma reflexão e um alerta sobre a necessidade de mais estudos. Caracterizado como uma revisão sistemática, a pesquisa contemplou as publicações dos últimos 5 anos na base de dados GOOGLE ACADÊMICO, sob os descritores “Educação Física Escolar” and “Perspectiva Discente”. Foram encontrados 69 textos, todos em língua portuguesa. Após primeira análise, ocorreu a leitura direcionada dos textos, onde foi possível constatar que a grande maioria dos estudos indicados contemplavam os descritores em citações, mas não tratavam da temática em si, e que apenas 15 deles eram de fato relevantes para o estudo. Dessa forma, dois (2) textos falavam sobre a perspectiva discente na área da saúde, um (1) direcionava para a temática lutas, um (1) tratava do uso da dança escolar, outro referia-se a percepção dos alunos sobre o uso da tecnologia nas aulas de Educação Física, dois (2) discorriam sobre aspectos psicológicos (motivação e desmotivação) dos alunos, quatro (4) eram direcionados à visão dos alunos do Ensino Médio e outros quatro (4) falavam diretamente sobre a importância do local de fala dos alunos na Educação Física Escolar. Concluímos que este tema é pouquíssimo estudado, considerado pouco relevante, e que quanto menor a faixa etária dos alunos, menos ocorre a escuta, sendo o Ensino Médio mais valorizado. Haja vista que em busca semelhante, na mesma base de dados e mesmos critérios, com o uso do descritor genérico “Educação Física Escolar”, foram encontrados 11.200 resultados, se faz inaceitável uma produção tão baixa e negligenciada do tema, apesar de serem eles, os alunos, o grande motivo da função escolar e profissional do professor. 

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