Perspectiva discente sobre Educação Física em uma escola de ensino médio do Norte do Tocantins-BR
Por Adriano Lopes de Souza (Autor), Mayrhon José Abrantes Farias (Autor), Lázaro Rocha Oliveira (Autor), Raíres da Costa Silva (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 28, n 304, 2023.
Resumo
O presente estudo buscou compreender a perspectiva discente sobre a Educação Física no contexto escolar, considerando, para tanto, os seus gostos e as particularidades da disciplina em comparação com os outros componentes curriculares. A pesquisa foi estruturada por meio da abordagem qualitativa exploratória, sendo o campo de estudo uma escola estadual do Norte do Tocantins. O grupo focal foi a técnica utilizada para este estudo, o qual compreendeu a percepção de 12 estudantes do ensino médio. Os resultados apontaram que um dos diferenciais da Educação Física está relacionado ao fato destas aulas promoverem uma sensação de bem-estar e liberdade, em especial, a partir dos jogos e da prática esportiva. Em contrapartida, alguns participantes do grupo focal também apontaram que percebem a falta do acesso a conteúdos mais diversificados concernentes à cultura corporal. Com base nos resultados encontrados, conclui-se que há um subaproveitamento da Educação Física como componente curricular obrigatório no referido contexto escolar.