Resumo

Objetivo: Identificar a produção acadêmica sobre turismo gastronômico no Congresso Internacional Científico-Profissional de Turismo Cultural (2015-2019), a fim de caracterizar e extrair as contribuições mais relevantes e as perspectivas atuais existentes neste campo de estudo do turismo.
Metodologia: Estudo abrangente da programação de comunicações (550 trabalhos), dentre os quais 50 comunicações no total se referem ao turismo gastronômico. Partindo de uma metodologia de investigação qualitativa, exploratória e descritiva, procede-se à análise do conteúdo e de suas várias abordagens e variáveis de estudo.
Originalidade/Relevância: Não foi realizado nenhum estudo de caracterização das contribuições deste Congresso Internacional, faltando, portanto, uma visão e perspectiva geral das pesquisas internacionais recentes sobre as diferentes modalidades do turismo cultural tratado neste evento. Análise do tema deste Congresso permitiu conhecer o comportamento e as abordagens de análise dos investigadores no que diz respeito à consolidação do conhecimento científico sobre a temática.
Principais resultados: A diversidade de perspectivas, conteúdos e abordagens sobre o turismo gastronômico indica que não apenas estamos enfrentando um fenômeno complexo, mas também de importante potencial para melhorar a oferta e as atrações de destinos turísticos.
Contribuições teóricas/metodológicas: Contribuiu para ampliar os horizontes e pontos de vista sobre o turismo gastronômico em âmbito acadêmico-científico, teórico-conceitual e técnico-profissional ou prático, evidenciando as tendências recentes e inovadoras e os produtos turísticos-gastronômicos emergentes e com maior potencial de desenvolvimento futuro.

Acessar