Perspectivas Curriculares na Educação Física Escolar: Reflexões Sobre o Percurso Percorrido nas últimas Décadas
Por Elisabete dos Santos Freire (Autor).
Em Revista de Educação Física, Saúde e Esporte - REFISE v. 3, n 1, 2020.
Resumo
Neste ensaio, que tem origem em exposição realizada no I Congresso Internacional de Professores(as)-Pesquisadores(as) de Educação Física Escolar (CIPPEFE), apresento algumas percepções sobre como o currículo da Educação Física vai sendo estruturado nas últimas décadas, a partir das proposições de pesquisadores da área, das políticas públicas de currículo que vêm sendo adotadas no país e das escolhas e ações daqueles que efetivam este currículo no cotidiano escolar. Inicialmente, descrevemos nosso olhar sobre como as políticas de currículo, adotadas no Brasil desde a década de 1990, vão sendo implantadas no país e impactam a Educação Física, com a criação de propostas curriculares oficiais. Analiso também como o pensamento sobre o currículo vai se transformando no diálogo entre os(as) pesquisadores e pesquisadoras da área, nas últimas décadas. Em seguida, passo a analisar algumas possíveis consequências das políticas de currículo no olhar e nas ações de professores e professoras, relacionados ao currículo. Nesse momento, focalizo as percepções docentes sobre a construção oficial de propostas pedagógicas e analiso uma transformação percebida na construção do currículo na área: a diversificação dos temas aprendidos durante as aulas.
Referências
Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.42, n.147, p.738-753, set./dez, 2012.
BETTI, M. Perspectivas para a Educação Física Escolar. Rev. Paul. Educ. Fis, v.5, n.1/2, p.70-75, 1991.
BETTI, M. et al. Fundamentos filosóficos e antropológicos da teoria do se-movimentar e a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos: o exemplo do currículo de educação física do estado de São Paulo. Movimento, Porto Alegre, p. 1631-1653, set. 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/46732/32495. Acesso em: 17 maio 2018.
BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cad. CEDES, Campinas , v. 19, n. 48, p. 69-88, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 01 mar. 2020.
CONTRERAS, J. A autonomia de professores. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
FARIAS, U. de S.; NOGUEIRA, V. A.; MALDONADO, D. T. Práticas Pedagógicas Inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças. Curitiba: CRV, 2017.
FREIRE, P. A Importância do Ato de Ler - em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez & Autores Associados, 1991. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, v 4)
FREIRE, E. S. Sistematização de Conteúdos Temáticos na Educação Física Escolar: reflexões sobre a proposta elaborada pelo grupo de professores-pesquisadores. IN: OKIMURA-KERR, T.; ULASOWICZ, C.; VENÂNCIO, L.; SANCHES NETO, L. (Orgs.) Educação Física no Ensino Fundamental I: perspectiva de sistematização dos blocos de conteúdos temáticos, 2017.
FREITAS, Tatiana Pereira. Autonomia e identidade profissional de professores de educação
física diante da proposta curricular do estado de São Paulo. 2011. 175f. Dissertação (Mestrado
em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
GRAMORELLI, Lílian Cristina; NEIRA, Marcos Garcia. Dez anos de parâmetros curriculares nacionais: a prática da Educação Física na visão dos seus autores. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 107-126, 2009.
KUNZ, E. Educação física: ensino & mudança. Ijuí: Unijuí, 1991.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.
LOVISOLO, H. Educação física: a arte da mediação. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.
MALDONADO, D. T.; VIEIRA, P. B. A; SANCHES NETO, L.; FREIRE, E. S. Inovação na educação física escolar: desafiando a previsível imutabilidade didático-pedagógica. Pensar a Prática, v. 21, n. 2, 29 jun. 2018.
MALDONADO, D. T. et al. Perspectivas de mudança nas práticas pedagógicas da educação física escolar: uma análise dos estudos publicados nos anais de eventos paulistas. Conexões: Educ. Fís., Esporte e Saúde, Campinas: SP, v. 15, n. 3, p. 349-367, jul./set., 2017.
MALDONADO, D. T. et al. Inovação pedagógica nas aulas de educação física da escola pública brasileira. Seminário Avaliação da Escola Pública Sob o Viés da Qualidade Social. Anais. Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, 2016.
MARANI, Lidiane. O currículo da Educação Física na rede municipal de Barueri: a perspectiva docente. Dissertação (mestrado) – Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2016, 149f.
MARANI, Lidiane; SANCHES NETO, Luiz; FREIRE, Elisabete dos Santos. O currículo da Educação Física na rede municipal de Barueri: a percepção dos professores. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 1., p. 249-264, jan./mar. 2017.
MARIZ DE OLIVEIRA, J. G. M. Educação física escolar: construindo castelos de areia. Rev. Paul. Educ. Fís., v.5, n.1/2, p.5-11, 1991.
NEVES, Marcos Ribeiro das; NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural de educação física: princípios, procedimentos didáticos e diferenciações. Rev. Int. de Form. de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 4, n.3, p. 108-124, jul./set., 2019.
NOGUEIRA, V. A.; MALDONADO, D. T.; FARIAS, U. S. Educação Física Escolar no Ensino Médio: a prática pedagógica em evidência. Curitiba: CRV, 2018.
RIBEIRO, R. Y. S. Da crise da educação física escolar à cinesiologia humana na educação básica: estudo da apropriação da prática pedagógica dos professores. Tese (Doutorado) – Universidade Nove de Julho, 2019.
SACRISTÁN, Jean Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta Curricular de Educação Física - 1º Grau – 2ª Edição preliminar. São Paulo: SE/CENP, 1986.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Divisão de Orientações Técnica – Ensino de Primeiro e Segundo graus. Programa de Primeiro Grau – Ensino Regular. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME / DEPLAN, 1988.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
TANI, G. Perspectivas para a Educação Física Escolar. Rev. Paul. Educ. Fis, v.5, n.1/2, p.61-69, 1991.
TENÓRIO, Kadja Michele Ramos. O diálogo entre o currículo oficial e real na implementação de uma proposta curricular para a educação física escolar: um estudo de caso. 2012. 146f. Dissertação (Mestrado). Universidade de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba. Recife, 2012.