Resumo

Neste ensaio, que tem origem em exposição realizada no I Congresso Internacional de Professores(as)-Pesquisadores(as) de Educação Física Escolar (CIPPEFE), apresento algumas percepções sobre como o currículo da Educação Física vai sendo estruturado nas últimas décadas, a partir das proposições de pesquisadores da área, das políticas públicas de currículo que vêm sendo adotadas no país e das escolhas e ações daqueles que efetivam este currículo no cotidiano escolar. Inicialmente, descrevemos nosso olhar sobre como as políticas de currículo, adotadas no Brasil desde a década de 1990, vão sendo implantadas no país e impactam a Educação Física, com a criação de propostas curriculares oficiais. Analiso também como o pensamento sobre o currículo vai se transformando no diálogo entre os(as) pesquisadores e pesquisadoras da área, nas últimas décadas. Em seguida, passo a analisar algumas possíveis consequências das políticas de currículo no olhar e nas ações de professores e professoras, relacionados ao currículo. Nesse momento, focalizo as percepções docentes sobre a construção oficial de propostas pedagógicas e analiso uma transformação percebida na construção do currículo na área: a diversificação dos temas aprendidos durante as aulas.

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