Perspectivas da Educação Para o Lazer na Educação Física Escolar Primeiros Passos
Resumo
Estudos realizados por Marcelino, 1995,1997a,1997b; Waichman, 1997 dentre outros, apresentam reflexões e propostas com formulações de princípios conceituais, para o desenvolvimento do Lazer no meio escolar, apontando para o que se denomina "Educação para o Lazer", onde as atividades de Lazer se caracterizam como um aprendizado, ou seja, um stímulo à prática do Lazer. Este estudo preliminar, busca desvelar a percepção do professor de educação física que atua na escola sua percepção sobre a presença, no desenvolver de sua ação pedagógica, de espaços que caracterizassem ações ligadas a alguma perspectiva de lazer. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, que constou de uma entrevista semi estruturada com 28 professores atuantes na rede pública do Rio de Janeiro e participantes de curso de pós-graduação lato sensu. Questionados sobre a presença de espaços onde possívelmente atividades de Lazer eram privilegiadas, mesmo que esta não estivesse sido objetivada de forma explicita. Todos declararam que em suas aulas tais momentos são oportunizados. No que se refere características da presença do Lazer dentro da atividade proposta, a mai0ria (80% dos entrevistados) ressalta a presença de prazer na atividade e a utilização de atividades recreativas como uma forma de estar trabalhando as questões de Lazer. Consideramos assim que a proposta de Educação para o Lazer ainda não se apresenta efetivamente como uma perspectiva de trabalho na escola.