Perspectivas de ações de marketing esportivo nos eventos escolares: um estudo sobre marcas e patrocínio
Por Luciana Melloni Rocco de Oliveira (Autor), Leandro Carlos Mazzei (Autor), Ary J. Rocco Júnior (Autor), Fábio Soares (Autor).
Em Revista Intercontinental de Gestão Desportiva v. 3, n 2, 2013.
Resumo
Os eventos esportivos escolares são, hoje, muito comuns no âmbito educacional e de grande significância na sociedade brasileira onde as crianças e adolescentes estão constantemente expostos à s mídias, alimentando seus desejos de consumo. Patrocinar este tipo de evento torna viável a percepção e o reconhecimento do consumidor em questão, em relação à s marcas dos patrocinadores, além de tornar o evento único e especial. Utilizar-se do patrocínio como ferramenta de marketing esportivo é uma maneira eficaz de conquistar o público envolvido com este evento. A grande questão é o quanto o patrocínio pode elevar, valorizar e construir a marca de um simples torneio interescolar. Através de uma revisão de literatura e pesquisa exploratória, descritiva e documental apoiando-se em dados primários e secundários, identificaram-se estratégias eficazes na gestão dos eventos em relação ao marketing. O torneio de futebol intercolegial denominado FutCup que neste ano está em sua 10ª edição, possibilitou observar este processo e incrementar o estudo. A intervenção executada foi de orientar e viabilizar ações promocionais de marketing juntamente com associações efetivas com patrocinadores do setor esportivo escolar. Percebe-se que uma gestão vinculada ao marketing bem direcionado, com o apoio de patrocinadores fortes no mercado, com uma grande identificação do consumidor, inserido em um contexto ideal e específico, amplia o valor da marca do evento.