Perspectivas de ações de marketing esportivo nos eventos escolares: um estudo sobre marcas e patrocínio
Por Luciana Melloni Rocco de Oliveira (Autor), Leandro Carlos Mazzei (Autor), Ary José Rocco Janior (Autor), Fabio Soares Cassar (Autor).
Resumo
Os eventos esportivos escolares são, hoje, muito comuns no âmbito educacional e de grande significância na sociedade brasileira onde as crianças e adolescentes estão constantemente expostos à s mídias, alimentando seus desejos de consumo. Patrocinar este tipo de evento torna viável a percepção e o reconhecimento do consumidor em questão, em relação à s marcas dos patrocinadores, além de tornar o evento único e especial. Utilizar-se do patrocínio como ferramenta de marketing esportivo é uma maneira eficaz de conquistar o público envolvido com este evento. A grande questão é o quanto o patrocínio pode elevar, valorizar e construir a marca de um simples torneio interescolar. Através de uma revisão de literatura e pesquisa exploratória, descritiva e documental apoiando-se em dados primários e secundários, identificaram-se estratégias eficazes na gestão dos eventos em relação ao marketing. O torneio de futebol intercolegial denominado FutCup que neste ano está em sua 10ª edição, possibilitou observar este processo e incrementar o estudo. A intervenção executada foi de orientar e viabilizar ações promocionais de marketing juntamente com associações efetivas com patrocinadores do setor esportivo escolar. Percebe-se que uma gestão vinculada ao marketing bem direcionado, com o apoio de patrocinadores fortes no mercado, com uma grande identificação do consumidor, inserido em um contexto ideal e específico, amplia o valor da marca do evento.