Perspectivas de Professores Quanto à Inclusão de Alunos com Deficiência nas Aulas de Educação Física
Por Rodrigo de Brito Souza (Autor), Lorraine Neves de Paula (Autor), Cláudia Aleixo Alves (Autor).
Em XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE
Resumo
A recorrente limitação da capacidade dos docentes para lidar com alunos com deficiência é devida, em grande parte, à qualidade dos cursos de formação que, como refere Bueno (1999), não contemplam disciplinas e ou conteúdos relativos a esse público.Especificamente, nos cursos de Educação Física, Aguiar e Duarte (2005) relatam que, culturalmente, a formação do professor vem sendo colocada em segundo plano, privilegiando o desenvolvimento das capacidades e habilidades físicas, em detrimento das disciplinas pedagógicas.Mas além do desmerecimento dos conhecimentos pedagógicos nos currículos de formação de professores de educação física, os conhecimentos voltados para a formação de professores que sejam capazes de desenvolver um trabalho inclusivo com crianças e adolescentes com deficiência ainda ficam a desejar.