Resumo

A rede municipal de ensino de São Carlos/SP, desde 2018, iniciou trabalhos dentro das unidades escolares com a intenção de implementar a Base Nacional Comum Curricular e aderiu ao regime de colaboração para a elaboração do Currículo Paulista homologado junto ao Conselho Nacional de Educação. No entanto, esses documentos não tratam explicitamente da Educação Física infantil. Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho foi analisar as perspectivas de docentes de Educação Física sobre o ensino deste componente curricular na educação infantil da rede municipal de ensino de São Carlos/SP. A pesquisa qualitativa utilizou, como instrumentos de coleta de informações, questionário e entrevista semiestruturada com professores de Educação Física que ministram aulas na área na educação infantil na rede pública em questão. Foram enviados questionários para os 34 Centros Municipais de Educação Infantil que possuem professor de Educação Física e retornaram 22, contemplando 23 escolas. Posteriormente, cinco professores participaram da entrevista semiestruturada aprofundando a temática do estudo. Os dados foram analisados qualitativamente chegando-se às seguintes categorias: 1. Elementos relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem, na qual analisamos os conteúdos, estratégias de ensino e processos avaliativos utilizados pelos professores de acordo com a faixa etária dos alunos e, 2. Preparo dos professores para a docência, que apresenta a visão deles em relação à sua docência, formação continuada, orientação curricular, problemas estruturais e pontos positivos das suas práticas. Desta forma, observamos que o ensino da Educação Física na educação infantil no município de São Carlos/SP encontra-se fragmentado e incerto. Apesar de os professores assinalarem o preparo para a docência, percebemos a falta de clareza ao distinguir e conceituar elementos essenciais para esse exercício. Destacamos a relevância de estudos que busquem mapear as perspectivas docentes e despertar a necessidade da criação de documentos norteadores e cursos de formação continuada. 

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