Perspectivas dos alunos sobre educação física em duas instituições públicas de ensino médio em Lima-Peru
Por Martin Dammert (Autor), Mónica Silvana Guerrero Concepción (Autor).
Resumo
O Currículo Nacional de Ensino Básico do Peru destaca os benefícios da Educação Física para o desenvolvimento integral dos alunos. Especificamente, ele procura que os alunos obtenham um estilo de vida saudável e se desenvolvam eficientemente usando suas habilidades motoras. Embora os regulamentos enfatizem a educação física de qualidade, essa área curricular tem sido geralmente negligenciada. Neste estudo qualitativo, 24 estudantes de 4° ano do ensino médio de 2 instituições de ensino de Lima (uma pública e uma emblemática) foram entrevistados para pesquisar suas perspectivas da Educação Física. Além disso, foram entrevistadas 2 autoridades educacionais e 3 professores de Educação Física. Os resultados evidenciam que o curso está associado a benefícios pessoais e sociais, como bem-estar, saúde, convivência e socialização. Também é notório o potencial de conflitos interpessoais durante as aulas, como importantes oportunidades de aprendizagem, bem como o papel crucial do professor de Educação Física.