Resumo

O presente estudo se caracteriza pelo interesse em revelar as perspectivas de diferentes acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES acerca do mercado de trabalho na área e com intuito de expor opiniões diferentes tanto em estudantes que ingressaram neste ano de 2014 quanto estudantes que concluem nesse mesmo ano. As respostas foram obtidas através de um questionário semiestruturado contendo questões abertas e fechadas com a finalidade de compreender a dimensão do mercado de trabalho, as dificuldades de ingresso, competitividade e demanda por qualificação técnica, segundo a perspectiva dos próprios profissionais que, cedo ou tarde, irão compor o quadro de profissionais de excelência do ramo das atividades esportivas e lazer. Ficou claro que em alguns casos, esses acadêmicos têm certas carências, o que configura certa barreira a ser ultrapassada no mercado de trabalho. Dentre as dificuldades encontradas, as mais citadas são a falta de valorização do profissional da educação física, a grande concorrência com outros profissionais e, por fim, certas deficiências atribuídas ao exercício universitário, além da falta de informação quanto ao campo de atuação de um profissional licenciado.

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