Perspectivas Epistemológicas da Produção do Conhecimento Sobre Corpo nos Gtts Memória, Cultura e Corpo (1999, 2003) e Corpo e Cultura (2011)
Por Tadeu João Ribeiro Baptista (Autor), Letícia Rodrigues Teixeira e Silva (Autor), Ana Paula de Melo Silva (Autor), Sissilia Vilarinho Neto (Autor), Felipe Rey Pereira (Autor), Carolina Leocádio Alves (Autor), José Pedro Alvarenga (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
A presente pesquisa objetiva realizar uma análise comparativa sobre as perspectivas epistemológicas da produção do conhecimento sobre corpo nos GTTs Memória, Cultura e Corpo e Corpo e Cultura do CONBRACE. Foram analisados 24 trabalhos do GTT Memória, Cultura e Corpo selecionados dos anais de 1999 e de 2003, e 25 outros do GTT Corpo e Cultura de 2011. Trata-se de estudo exploratório e a análise de dados foi referenciada por Bardin (2010). A maioria da amostragem não informa a perspectiva epistemológica que orienta a construção dos trabalhos. Identifica-se presença abundante de trabalhos que se aproximam da perspectiva histórico dialética. Porém, os dados desta amostragem não são capazes de estabelecer a perspectiva epistemológica predominantes nestes GTTs, o que indica a necessidade de outros estudos