Perspectivas Sobre as Mulheres no Campo do Futebol/futsal Feminino: o Que as Pesquisas nos Periódicos Nacionais Evidenciam
Por Lucas Fellype Buarque de Melo (Autor), Robson Arthur Moura Lima (Autor), Hadonay Jonys Souza Lima (Autor), Lucas Xavier de Melo (Autor), José Ricardo Lopes Ferreira (Autor).
Resumo
Este estudo se propôs a analisar a produção acadêmica brasileira no campo da Educação Física acerca do futebol/futsal feminino afins de identificar quais os indícios científicos os estudos em questão apresentam. A pesquisa possui caráter qualitativo, já que opera uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Como critério para a seleção dos periódicos, foram priorizados aqueles voltados para a área de Educação Física, com estratificação B e A segundo a avaliação da CAPES (Qualis) e publicados entre 2015 e 2020. No transcurso da pesquisa, doze artigos de seis revistas, na perspetiva quanti-qualitativa, foram analisados. Para proceder com a análise, foram criadas duas categorias: (i) aspectos históricos, sociais e culturais; (ii) performance e alto rendimento. O campo de pesquisa sobre futebol/futsal feminino destaca discussões sobre gênero, incentivos e preconceitos.