Resumo

Na presente pesquisa-ação objetivou-se analisar, por intermédio de um programa de formação continuada em Educação Física, no âmbito da dança, as possíveis implicações no repensar e na transformação da prática pedagógica de um grupo de professores de Educação Física, Arte e Pedagogia, que atua na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, no que se refere ao ensino da dança na escola, visando a interdicisplinaridade entre as três áreas de conhecimento. O programa foi realizado por uma Universidade pública, em parceria com duas Secretarias Municipais e uma Diretoria Regional Estadual de Educação do interior paulista, a qual pautou-se nas contribuições da Dança Educativa, preconizadas por Rudolf Laban (1966, 1975a, 1975b, 1978a, 1978b). Na revisão da literatura, abordou-se a formação inicial, a dança educativa, a formação continuada e a proposta educacional. O método de abordagem do estudo de caso foi fundamentado na metodologia da pesquisa-ação, que privilegiou uma abordagem mista (quali-quantitativa). O material empírico foi constituído por questionários, entrevistas semiestruturadas, relatos orais e escritos, análises documentais e observações da prática pedagógica de um grupo de professores. Na primeira etapa das coletas participaram quarenta e um professores, sendo que a segunda etapa da investigação foi constituída por um grupo de vinte e a última, referente à observação da prática pedagógica, contou com nove educadores. A análise foi realizada articuladamente à produção da literatura, através dos procedimentos estatísticos descritivos e da análise de conteúdo. Das análises, constatou-se que são oferecidas poucas ações formativas, em dança, pelos órgãos públicos. Em relação às experiências em dança, predominaram as vivências realizadas em outros contextos (academias, clubes, casa de amigos, etc.), relacionadas a momentos de diversão e à participação em festas comemorativas, na fase de escolarização. Verificaram-se lacunas na formação inicial sobre os conhecimentos da dança e heterogeneidade de significados atribuídos à dança, prevalecendo a comunicação e expressão de sentimentos e emoções. Dentre as dificuldades dos professores, em relação ao ensino da dança na escola, prevaleceram as influências internas, seguidas dos conhecimentos científico-metodológicos e das interferências externas, bem como sua desvalorização pela equipe escolar. A partir da avaliação do programa, realizada pelos professores, evidenciou-se uma composição multidimensional de satisfação, com destaque para o aprendizado e aprofundamento dos conhecimentos acadêmico-científicos dos conteúdos de dança, o domínio dos pressupostos da dança educativa e os procedimentos didático-metodológicos. No tocante à proposta educacional, os educadores consideraram de extrema importância os momentos de discussão e reflexão sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP), o processo de interdisciplinaridade e a sistematização coletiva dos conteúdos da dança, para a produção e socialização do conhecimento. Finalmente, as mudanças provocadas pelas experiências prática-teóricas vividas incidiram no aprofundamento dos conhecimentos acadêmico-científicos dos professores e no empenho destes em inserir os conteúdos de dança na prática pedagógica. Conclui-se que a pesquisa-ação obteve êxito e o programa de formação continuada proporcionou a ressignificação da prática pedagógica, referente ao ensino da dança na escola, dada a constatação das mudanças propiciadas pela reflexão e conscientização do grupo de professores, pela participação ativa, construtiva e compartilhada das três áreas do conhecimento interdisciplinar, pela articulação entre teoria-prática e pela necessidade de continuação de ações formativas, compartilhadas entre Universidade e Secretarias de Educação.

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