Pesquisa Científica na Formação Pedagógica do Professor de Educação Física Escolar
Por José Airton de Freitas Pontes Junior (Autor), Ana Paula V. de Oliveira Tahim (Autor), José Rogério dos S. Monteiro (Autor), Matheus dos Santos Albuquerque (Autor), Nicolino Trompieri Filho (Autor).
Em Expressão Católica v. 4, n 1, 2015. Da página 123 a 128
Resumo
As disciplinas de Práticas Pedagógicas têm como objetivo relacionar atividades de pesquisa com a prática de ensino do professor de Educação Física, bem como proporcionam experiências didático-acadêmicas fundamentais para supe-ração da dicotomia teoria-prática. Este estudo tem por objetivo identificar a per-cepção dos concludentes de Educação Física sobre a disciplina Práticas Peda-gógicas VI. Para tanto, aplicamos um questionário a 10 alunos concludentes do curso de Licenciatura em Educação Física de uma IES particular e, para análise dos dados, realizamos frequência simples e relativa. Os resultados apontam que os discentes consideram que a ementa de disciplina atende a: i) formação de professores, ii) atividades de ensino e pesquisa utilizados durante a disciplina, e iii) relação teorica-prática com as disciplinas do sexto semestre, assim como os objetivos da disciplina, pois os discentes consideram: a) refletir sobre experiên-cias de trabalho do Educador Físico na escola em distintos espaços e momentos da formação e b) elaborar trabalhos de pesquisa com fins de publicação, que foram, segundo os participantes, fortemente atendidos pelo curso. Acreditamos que essa pesquisa pode contribuir para a prática de ensino dos professores das disciplinas que visam relacionar atividade de caráter científico tendo como cam-po de investigação o ensino da Educação Física na escola.