Resumo

Introdução: A pesquisa-formação como método de pesquisa permite que sujeito e pesquisador se relacionem no processo formativo em sala de aula, unindo-se sujeito ao professor. A ação de pesquisar a partir de um processo formativo amplia a experiência de reflexão no presente. Objetivo: Oportunizar formação educativa dos pressupostos teórico-práticos de Émile JaquesDalcroze e Carl Orff, teóricos oriundos da educação musical, e averiguar possibilidades de mediação entre música e movimento rítmico com atividades pedagógicas baseadas nesses autores Metodologia: Destinou-se doze semanas ao estudo de temas relacionados às áreas da Educação Musical e Educação Física, concomitantemente ao período de formação, desenvolveu-se em conjunto com o sujeito da pesquisa uma Unidade Didática que envolveu ambas as pedagogias em Educação Musical e o conteúdo de atividades rítmicas e expressivas em uma escola de ensino privado na cidade de Várzea Grande-MT. Para coleta de dados utilizou-se o diário de campo de autoria do sujeito participante da pesquisa, transcrição de áudios do período de formação e uma matriz de observação para o período de intervenção. Resultado: Atividades educativas com música e movimento podem integrar a aula de Educação Física; e ainda o acervo teórico-prático de atividades pedagógicas com música e movimento podem se beneficiar com os métodos descritos. Conclusão: Ao compreender o espaço escolar como um ambiente de múltiplas expressões corporais, e ainda, a aula de Educação Física como um cenário possível para a atuação do professor com as atividades rítmicas e expressivas, é possível justificar a pertinência em refletir metodologias que percebam o corpo como integrante desta relação entre música e movimento.

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