Resumo

Tese de doutorado faz uma cartografia dos principais debates sobre o movimento pelo acesso aberto e o atual modelo de comunicação científica

Fundado em 2011, pela então estudante Alexandra Elbakyan, no Cazaquistão, o Sci-Hub é um site que permite o livre acesso a pesquisas e artigos científicos originalmente publicados em revistas pagas. Considerado o “Robin Hood da ciência”, o site se popularizou na esteira do movimento pelo acesso aberto, que questiona o domínio de editoras científicas comerciais e o que deve ser público ou privado nas publicações acadêmicas.

Em sua tese de doutorado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Walter Eler do Couto usa a metodologia de cartografia de controvérsias para analisar a chamada “pirataria de obras científicas”. O trabalho comenta o debate público sobre o assunto e questiona algumas estratégias do movimento, como, por exemplo, focar somente licenças públicas, deixando em segundo plano questões estruturais e um debate mais amplo sobre a inadequação da legislação de direitos autorais quando aplicada à ciência.

Acessar