Editora IBGE. Brasil 2013. None páginas.

Sobre

Apresentação

A segunda edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - PeNSE foi realizada em 2012, a partir de convênio celebrado entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e o Ministério da Saúde, com o apoio do Ministério da Educação. Dela resultou esta publicação, com a qual espera-se ampliar o conhecimento sobre a saúde dos adolescentes e subsidiar as políticas públicas relativas a este grupo. 

A publicação apresenta os resultados da investigação sobre os fatores de risco e proteção à saúde dos adolescentes, pesquisados entre os escolares do 9º ano do ensino fundamental, bem como informações básicas das escolas fornecidas pelos diretores das unidades selecionadas, ou seus responsáveis. Ressalte-se a significativa ampliação da abrangência geográfica, em relação à edição anterior da pesquisa, que passou a conter dados para o conjunto do País, as Grandes Regiões, além dos 26 Municípios das Capitais e o Distrito Federal.

Este volume contém notas técnicas, com a descrição da pesquisa e considerações metodológicas, breve análise dos resultados e um conjunto de tabelas com informações que traçam um perfil da situação dos estudantes e de alguns aspectos do ambiente escolar, no que tange à prevalência de fatores de risco comportamentais para doenças e agravos não transmissíveis.

Com os resultados da PeNSE, o Ministério da Saúde e o IBGE aprimoram a análise das características de saúde da população brasileira. 

As instâncias executivas e legislativas, os Conselhos de Saúde e os demais agentes relacionados aos setores de saúde e educação terão parâmetros para a orientação e a avaliação de um conjunto de políticas destinadas aos adolescentes e escolares.

Arquivo