Resumo

Camada de gordura que envolve vasos sanguíneos próximo ao coração está relacionada à perda da capacidade dos vasos se adequarem ao sangue bombeado.

A insuficiência cardíaca é uma síndrome caracterizada pela incapacidade do coração em manter fluxo de sangue adequado para os diversos órgãos e tecidos do corpo. Segundo dados do Ministério da Saúde, nos últimos dez anos a insuficiência cardíaca foi responsável por 228.239 óbitos, sendo que 3.047 foram apenas nos dois primeiros meses deste ano. Atualmente, existe uma preocupação com o aumento desses números em função dos casos de covid-19, que está relacionada com a disfunção desse órgão.

...A próxima etapa da pesquisa está voltada para a aplicação de exercícios físicos em animais doentes como uma possível estratégia para a melhora da condição de insuficiência cardíaca. A doutoranda adianta que os dados são promissores: “Os resultados estão demonstrando que o treinamento físico é capaz de reverter parte dos danos causados pela insuficiência cardíaca nessa camada de gordura. O exercício físico pode ser utilizado como uma ferramenta não farmacológica, coadjuvante no tratamento da insuficiência cardíaca”, afirma Milene.

Acessar