Editora Autores Associados. None 2007. 176 páginas.

Sobre

Este livro trata de um universo ambíguo, o universo do corpo. Falar desse universo não é outra coisa senão falar do humano. Mas é falar a partir da centralidade do corpo na vida humana, na construção sensível da existência marcada na carne, testemunha de memória. É pensar o humano a partir das práticas culturais voltadas ao corpo, sobre as formas como os seres humanos constroem seus modos e costumes, seus valores, suas técnicas corporais, suas práticas de alimentação, saúde, sexo, educação. [...] É pensar como construímos uma trajetória que nos colocou, paradoxalmente, na condição de sujeito e objeto do conhecimento, numa atitude que lembra a esquizofrenia de uma dupla pertença que nos marca, sobretudo nesses últimos séculos no Ocidente.

[...]

Um livro constituído por um olhar aos humanos a partir das chamadas ciências humanas. Um olhar mais apurado, um mergulho mais profundo nos conhecimentos disponíveis em diferentes campos para esboçar uma compreensão do lugar central ocupado pelo corpo na sociedade contemporânea.

[...]

Convido o leitor a passear por estes textos, permitir-se refletir acerca destas ideias e imagens que estes pesquisadores nos propõem... Talvez, compreendendo melhor o corpo, possamos compreender melhor o que nos tornamos, cada um de nós e nosso gênero humano, tão maravilhoso quanto terrível; e ajude-nos a decidir, cada um de nós e nosso gênero humano, sobre o futuro que queremos construir.

Acessar