Resumo

Esta tese parte do princípio de que toda tecnologia é fruto da interação entre a capacidade humana em realizar trabalho e os recursos da natureza transformados para a sobrevivência e o desenvolvimento do gênero humano. Nesse sentido, as tecnologias, desde as mais rudimentares até as mais atuais e sofisticadas, são elementos constitutivos da organização da vida das pessoas em diferentes culturas. Por isso, determinam nossas formas de ser e agir no mundo. Influenciam, inclusive, de maneira decisiva, o desenvolvimento das capacidades e potencialidades de nossa humanidade. Dentre outras, e também por essa razão, os sistemas escolares, em um grande número de países, vêm implementando propostas de inclusão das mais recentes TIC produzidas pela indústria do setor de informática para formar professores e provocar mudanças nas práticas pedagógicas escolares. É nesse contexto que esta pesquisa acreditou na tese de que as TIC, quando articuladas a um programa de formação que se dá em interlocução com o trabalho docente e em parceria com a escola de educação básica, promovem impacto significativo para a formação e a atuação profissional. Para isso, produziu um estudo que teve como objetivo geral verificar de que maneira o uso das TIC nas práticas pedagógicas desenvolvidas no PIBID-EF da UFSJ influenciou a aquisição de saberes docentes para o exercício profissional. Para dar conta desse objetivo, produziu-se uma pesquisa qualitativa e optou-se pelo estudo de caso em que, numa primeira fase, oito ex-licenciandos bolsistas do PIBID-EF da UFSJ foram entrevistados, a fim de coletar dados sobre como, quando e por que as TIC foram utilizadas durante a participação no PIBID entre os anos de 2010 e 2013. E num segundo momento, observou-se, no primeiro semestre do ano de 2016, a prática de dois professores, ex-bolsistas do PIBID-EF, para colher dados de como atualmente as TIC são utilizadas na prática pedagógica na atuação profissional. Como resultados deste estudo, pode-se verificar que: as TIC foram incorporadas à arquitetura das práticas pedagógicas elaboradas pelos bolsistas durante a participação no PIBID e estiveram frequentemente presentes nas aulas dos professores observados em atuação profissional; evidencia-se o uso como recurso ou ferramenta didática, como objeto de estudo associado às discussões da Mídia-Educação e como linguagem para a produção de conteúdo; destaca-se, também, como resultado deste estudo, o papel das TIC na formação de professores, quando estas se revelaram importantes para potencializar a aquisição de saberes teórico-metodológicos, a fim de planejar, desenvolver e avaliar o trabalho docente no ensino da Educação Física escolar.

Acessar Arquivo