Pibid Educação Física: Experiências na Formação de Professores
Por Paloma Cibele Rivera Matter (Autor), Giovana Rastelli (Autor), Luiz Gustavo de Medeiros Manchein (Autor), Nicole Gonçalves Custódio (Autor), Sérgio Roberto Almeida (Autor), Gelcemar Oliveira Farias (Autor).
Resumo
Este estudo objetiva descrever as vivências formativas dos bolsistas de iniciação à docência do curso de licenciatura em Educação Física no período de 2014 a 2018. As fontes de consulta foram relatórios, currículos lattes dos bolsistas do PIBID e o material produzido coletivamente na escola de atuação. A docência compartilhada foi um fator relevante, significativo e singular para a formação dos futuros professores. O envolvimento dos bolsistas culminou na participação em eventos científicos nacionais e internacionais, com a apresentação e publicação dos estudos em anais, além da participação em eventos de extensão. Concomitantemente, produziram na escola murais didáticos com temas relacionados ao contexto esportivo e jornais pedagógicos, mediante ações interdisciplinares. Conclui-se que as experiências do PIBID onde a escola é protagonista se transforma em conhecimentos favorecendo a construção da identidade docente e a associação entre teoria e prática e contribuiu para qualificar a prática pedagógica no âmbito profissional.
Referências
AMBROSETTI, N. B; NASCIMENTO, M. G. C. A; ALMEIDA, P. A; CALIL, A. M. G. C; PASSOS, L. F. Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores: o olhar dos estudantes. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 1, p. 151-174, 2013.
ARAÚJO, A. C.; ANDRIOLA, W. B.; COELHO, A. A. Programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID): desempenho de bolsistas versus não bolsistas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, n. 34, p. 1-22, 2018.
BENITES, L. C. SOUZA NETO, S.; BORGES, C.; CYRINO, M. Qual o papel do professor-colaborador no contexto do estágio curricular supervisionado na Educação Física? Revista Brasileira de Ciências e Movimento, Brasília, v. 20, n. 4, p. 13-25, 2012.
BENITES, L. C.; SOUZA NETO, S. Educação Física, professores e estudantes: a escolha da docência como profissão e os saberes que lhe são constitutivos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 2, 2011.
BRASIL. Decreto no 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 2010.
CAMPELO, T. S; CRUZ, G. B. O PIBID e a aprendizagem da docência: a intervenção do professor supervisor. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 3, n. 2 - Especial, p. 188-203, 2017.
CHALUH, L. N; MARTINS, B. S; AZEVEDO, M. A. R; OSTI, A. Saberes dos supervisores no contexto do PIBID: formação e parceria. Comunicações, Piracicaba, v. 24, n. 1, p. 125-147, 2017.
CLATES, D. M.; GÜNTHER, M. C. C. O PIBID e o percurso formativo de professores de Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 46, p. 53-68, 2015.
COSTA, B. O. Preocupações pedagógicas e desenvolvimento profissional em Educação Física: passo ou descompasso? 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, contextos contemporâneos e demandas populares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
DOURADO, L. F. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educação e Sociedade, Campinas, v. 36, n. 131, p. 299-324, 2015.
FARIAS, G. O. O percurso profissional dos professores de Educação Física: rumo à prática pedagógica, 2000. 117 f. Dissertação (Mestrado) - Centro de Desportos, UFSC, Florianópolis, 2000.
FERNANDES, M. J. S; MENDONÇA, S. G. L. PIBID: Uma contribuição à política de formação docente. EntreVer, Florianópolis, v. n. 4, p. 220-236, 2013.
FOLLE, A.; NASCIMENTO, J. V. Momentos marcantes da trajetória docente em Educação Física. Motriz: Rio Claro, v. 15, n. 1, p. 92-103, 2009.
FULLER, F. Concerns of teachers: a developmental conceptualization. American Education Research Journal, v. 6, n.2, p. 207-226, 1969.
GOMES, C.; SOUZA, V. L. T. O PIBID e a mediação na configuração de sentidos sobre a docência. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 20, n. 1, p. 147-156, 2016.
IZA, D. F. V.; SOUZA NETO, S. Os desafios do estágio curricular supervisionado em Educação Física na parceria entre universidade e escola. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 111-124, 2015.
GUIMARÃES, V. S. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas, SP: Papirus, 2004.
LACERDA, A. L; WEBER, C; PORTO, M. P; SILVA, R. A. A importância dos eventos científicos na formação acadêmica: estudantes de biblioteconomia. Revista ACB: Biblioteconomia, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 130-144, 2008.
NASCIMENTO, M. G; ALMEIDA, P. C. A; PASSOS, L. F. Formação docente e sua relação com a escola. Revista Portuguesa de Educação, Porto, v. 29, n. 2, p. 9-34 2016.
NASCIMENTO, W. E.; BAROLLI, E. Desenvolvimento profissional docente: a trajetória de uma professora supervisora no PIBID. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, 2018.
NEITZEL, A.A.; FERREIRA, V.S.; COSTA, D. Os impactos do PIBID na literatura e na Educação Básica. Conjectura:Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 18, n. especial, p. 98-121, 2013.
NUNES, M. L. F.; NEIRA, M. G. O currículo de licenciatura em educação física e a fabricação do sujeito-cliente. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 23, 2018.
OBARA, C. E.; BROIETTI, F. C. D.; PASSOS, M. M. Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 4, p. 974-994, 2017.
OLIVEIRA, H. F. A bagagem do PIBID para a formação inicial docente e para a construção da identidade profissional. Trabalho em Linguística Aplicada, Campinas, v.56, n.3, p. 913-934, 2017.
PANIAGO, R. N.; SARMENTO, T. J.; RO CHA, S. A. O Estágio Curricular Supervisionado e o Programa Brasileiro de Iniciação à Docência: Convergências, tensões e contributos. Revista Portuguesa de Educação, Porto, v. 30, n. 2, p. 33-58, 2017.
PIRES, V. NASCIMENTO, J. V.; FARIAS, G. O.; SUZUKI, C. C. M. Identidade docente e educação física: Um estudo de revisão sistemática. Rev. Port. de Educação, Braga, v. 30, n. 1, p. 35-60, 2017.
RAUSCH, R. B.; FRANTZ, M. J. Contribuições do PIBID a formação inicial de professores na compreensão de licenciandos bolsistas. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 8 n. 2. p. 620-641, 2013.
SIGNORELLI, G, OLIVEIRA, S. M. O papel do supervisor do PIBID na integração universidade-escola. Acta Científica, v. 22, n. 2, p. 1-14, 2013.
TRUSZ, R. D. FARIAS, G. O. FOLLE, A; BOTH, J. Preocupações de professores de educação física: reflexões acerca de estudos relacionados à temática. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 4, p. 1471-1484, 2017.
UDESC: Objetivos do Programa, 2014. Pró- Reitoria de Ensino. Disponível em: Acesso: junho de 2018.
VIEIRA, S. V.; BEUTTEMMULLER. L. J.; BOTH. J. Preocupações de professores de Educação Física conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e características sociodemográficas. Journal ofPhysical Education, Maringá, v. 29. n. 1, e 2914, 2018
YAMIN, G. A.; CAMPOS, M. I.; CATANANTE, B. R. "Quero ser professora": a construção de sentidos da docência por meio do Pibid. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 245, p. 31-45, 2016.
ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, 2010.