Pibid-educação Física e Trabalho Educativo Interdisciplinar no Ensino Médio
Por Ohanys Felippe (Autor), Tales Vieira (Autor), Ricardo Ducatti Colpas (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Esse presente trabalho se fundamentou em uma possibilidade de trabalho interdisciplinar, integrando as disciplinas Educação Física e Química. O planejamento bem como as intervenções realizadas foram protagonizadas pelos alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Doutor Garcia de Lima, também localizada na cidade de São João del Rei. Quando a LDB destaca as diretrizes curriculares específicas do Ensino Médio, ela se preocupa em apontar para um planejamento e desenvolvimento do currículo de forma orgânica, superando a organização por disciplinas estanques e revigorando a integração e articulação dos conhecimentos, num processo permanente de interdisciplinaridade e transdiciplinaridade. Encontramos ainda nos PCN’s para o Ensino Médio (2000), um suporte e uma justificativa teórica para a organização, estrutura e dinâmica do nosso trabalho. A reforma curricular do Ensino Médio estabelece a divisão do conhecimento escolar em áreas, uma vez que entende os conhecimentos cada vez mais imbricados, seja no campo técnico-científico, seja no âmbito do cotidiano da vida social. A organização em três áreas – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias – tem como base a reunião daqueles conhecimentos que compartilham objetos de estudo e, portanto, mais facilmente se comunicam, criando condições para que a prática escolar se desenvolva numa perspectiva de interdisciplinaridade.Também o Coletivo de Autores entende que os conteúdos da EF pedagogizados na escola, devem se pautar pelos princípios da relevância social dos conteúdos; da contemporaneidade; da adequação às possibilidades sócio-cognitivas do aluno e pelo ensino simultâneo dos conteúdos, enquanto dados explicativos da realidade. Simultaneidade esta, que pode ser planejada e executada no diálogo com demais disciplinas. Entendemos que essa idéia contida no livro Metodologia do ensino da Educação Física sintetiza bem aquilo que elaboramos como constitutivo de um projeto de ensino interdisciplinar.