Resumo

A presente Dissertação de Mestrado está vinculada à Linha de Pesquisa Memória Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e tem como temática de estudo a Formação Continuada de professores Supervisores participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Dessa forma, buscamos investigar como se organiza a participação dos professores de Educação Física nos subprojetos PIBID propostos pelo Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pelo Curso de Educação Física da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e se esta participação se constitui de fato como Formação Continuada a partir da ótica dos professores supervisores. Para sua realização utilizamos pesquisa documental e exploratória descritiva. Como instrumento metodológico lançamos mão de entrevista semiestruturada, como caminho de aproximação e compreensão do concreto e das experiências vividas. Para contemplar o objetivo da pesquisa, foram selecionados cinco professores supervisores, três do Município de Santa Maria/RS e dois de Uruguaiana/RS. Ao final da pesquisa, identificamos que desde a sua criação, em 2007, até os dias atuais, o PIBID passou por várias modificações, possibilitando sua consolidação, sendo atualmente considerado como importante política pública educacional na formação de professores, principalmente a partir do seu adendo na LDB 9.394/1996. Embora, os documentos oficiais do PIBID não expressem claramente sobre a Formação Continuada para os professores supervisores, encontramos nos projetos, subprojetos e editais de seleção das instituições investigadas e diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do país, itens específicos, que relacionam essa participação como tempo e espaço de Formação Continuada. Os dados empíricos revelam que a partir da entrada no PIBID, os entrevistados passaram a desenvolver inúmeras atividades pedagógicas nas escolas, na universidade, e em eventos acadêmicos em diferentes IES. Assim como a maioria dos entrevistados, também compreendemos que as diferentes ações desenvolvidas ao longo desse período no PIBID, estão contribuindo na formação. Contudo, convêm destacar que apenas um dos entrevistados não entende sua participação no PIBID como um espaço de Formação Continuada. A pesquisa, também revelou que mesmo o Estado do RS não pagando o valor do piso salarial nacional para os professores, a questão do valor recebido com a bolsa auxílio, não é determinante para os entrevistados permaneçam no PIBID. Esta pesquisa é uma tentativa de contribuição para as reflexões e os estudos sobre as políticas públicas educacionais e a Formação Continuada dos professores. 

Acessar Arquivo