Resumo

Ao longo dos anos o papel da Educação Física escolar foi se modificando e passando por diversas abordagens que acentuavam o trabalho com os conteúdos das ginásticas, dos jogos, das lutas, das danças, dos esportes até chegarmos ao que na atualidade denominamos por cultura corporal do movimento. Refletindo sobre o processo de formação da identidade da Educação Física escolar, alunos da graduação em Educação Física da UFRRJ, bolsistas do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), perceberam junto à coordenação tanto de área quanto escolar, a necessidade de investigar as concepções que os alunos do 1° ano do ensino médio de uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro, localizada no município de Seropédica tinham sobre a Educação Física em sua formação sócio cultural.

O presente estudo tem como objetivo relatar as análises feitas sobre as concepções dos alunos do 1° ano do ensino médio de educação física em sua formação sociocultural.
A metodologia utilizada apresenta uma abordagem quantitativa, buscando, entretanto, analisar os dados de forma qualitativa, já que se trata de uma investigação na área das ciências humanas.
Utilizando os primeiros apontamentos podemos afirmar que apesar de valorizarem a Educação Física como disciplina estes ainda a buscam como fonte de lazer, não agregando suas atuais concepções a sua formação. É visível que a Educação Física vem avançando no fortalecimento de sua identidade, mas ainda precisa de abordagens que dialoguem de maneira maximizada com os alunos.


 

Acessar Arquivo