Pibid: Um Novo Olhar da Educação Física Para a Educação Básica
Por Fábio Peron Carballo (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar v. 1, n 2, 2015.
Resumo
A Educação Física Escolar trata do universo da cultura corporal de movimento, apresentado na forma de diferentes práticas construídas ao longo do tempo. Uma nova proposta para a formação de professor está sendo construída. Neste intuito, o PIBID, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, tem por objetivo o aperfeiçoamento e a valorização docente com a inserção do estudante de licenciatura na educação básica, articulando teoria e prática. Assim, o desenvolvimento de um subprojeto na área da educação física torna-se um instrumento fundamental para que nossos estudantes tenham a oportunidade de refletir sobre o cotidiano escolar, em um movimento de aproximação com a realidade. No ano de 2014, dois projetos foram desenvolvidos em quatro escolas públicas, as Oficinas de Danças Folclóricas e as Escolas de Esporte, atendendo a 397 alunos do Ensino Fundamental I e II. Os acadêmicos juntamente com os coordenadores de área e os supervisores elaboraram os respectivos planejamentos para possibilitar uma efetiva intervenção na ação pedagógica. Foi realizado um estudo qualitativo com o objetivo de verificar a importância do PIBID na formação acadêmica dos alunos e suas respectivas práticas docentes. Para isto, os coordenadores elaboraram uma entrevista semi-estruturada e os 32 acadêmicos entrevistados poderiam ouvi-la e ainda excluir as informações caso fosse de sua vontade. O método utilizado para selecionar a amostra foi amostragem por saturação. As entrevistas foram transcritas pelos coordenadores e a análise dos dados coletados foi realizada segundo os princípios da análise de conteúdo de Bardin (1977). Nas entrevistas realizadas verificou-se que todos os entrevistados relataram sobre a importância do PIBID em sua formação acadêmica contribuindo para a associação da teoria com a prática pedagógica, assim como, na interdisciplinaridade curricular, por meio de experiências de observação e ação no cotidiano das escolas públicas e na resolução de situações problema