Pingue-pongue da Mongólia: Esporte, Imperialismo e Resistência Cultural no Leste Asiático

Parte de Comunicação e Esporte: Reflexões a Partir do Cinema . páginas 109 - 120

Resumo

"A China escolheu o tênis de mesa e o ténis de mesa escolheu a Chim"
HE TUANC
O início do século xxi testemunhou acontecimentos que marcaram no' forma de participação do Oriente no âmbito das práticas esportivas, alE tradicionalmente tido como subordinado ao universo cosmológico Ocidente. O esporte, afinal, de acordo com interpretação corrente r âmbito dos estudos do esporte, foi uma invenção ocidental modern resultante histórica da revolução industrial, do advento do capitalismo ou da progressiva racionalização das relações sociais (BROHM, 1982; £ 1. IA DUNNING, 1992; GUTTMAN, 2004; VAMPLEW, 1988); amiúde, elemento típicos às sociedades ocidentais modernas (PARSONS, 1974). Todavia. cm trariando de certo modo esses postulados, em 2002 a FIFA realizou a Co[ do Mundo no Japão e na Coreia do Sul. Pouco depois, o Comitê Olimpii Internacional anunciou a cidade de Pequim, na China, como sede cit Jogos Olímpicos de zoo.8. Ambos os acontecimentos anunciavam isca dinâmica na política internacional dos esportes. Uma das principais inovações que esses acontecimentos representai diz respeito aos seus significados simbólicos e políticos, A realização desse eventos no Leste Asiático, bem como a maneira pela qual esses países foral eleitos para sediá-los, dramatizou uma nova correlação de forças na geopol tica internacional (ver HUNTINGTON, 1997; MANZENREITER; HORNE, 2006 A presença cada vez mais marcante dos países orientais nas decisões da pol tica mundial, nos fluxos da economia internacional, bem como no contii gente populacional global, traz consigo uma série de desdobramentos, qt se manifestam, inclusive, no campo esportivo_ Mais que isso talvez, o espor pode ser uma das esferas sociais que agenda essas transformações. Em ce ri sentido, será este o lio condutor da narrativa do filme Pingue pingue