Pipocando na educação infantil: o processo de construção de um parque ao ar livre em uma escola de educação infantil de Diamantina, Mg
Por Priscila Reginas Lopes (Autor), Juliana Nogueira Pontes Nobre (Autor), Hilton Boaventura Serejo (Autor).
Resumo
O presente estudo objetivou relatar o planejamento e construção de parque infantil com materiais alternativos na unidade I do Centro Municipal de Educação Infantil Bom Jesus (CMEI Bom Jesus), realizada por meio do projeto de extensão “Pipocando na Educação Infantil: possibilidades lúdicas das atividades gímnicas”, vinculado à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O projeto foi elaborado e está sendo executado pelo Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas (GEPG) da UFVJM, o qual também está desenvolvendo oficinas de formação continuada às professoras do CMEI Bom Jesus, como parte completar da proposta. No intuito de oferecer oportunidades de estímulos corporais ao ar livre, a proposta se amparou no entendimento de que, no contexto da Educação Infantil (EI), geralmente, as atividades cognitivas são privilegiadas em detrimento das práticas corporais (SILVA, 2005). Somado às transformações ocorridas no mundo moderno, a inserção das tecnologias de tela, a redução dos espaços públicos nos quais aconteciam as brincadeiras como as ruas, as praças e as áreas livres (STRACKER; POLOCK, 2003; FERRARI et al., 2015), está o fato de que as crianças não têm acesso a aulas de Educação Física ministradas por professor especialista nesta fase do ensino (AYOUB, 2005). Neste sentido, a construção do parque pretende contribuir com as ações destinadas ao desenvolvimento das atividades específicas da área da Educação Física no âmbito da EI.