Planejado x executado: monitoramento das sessões de treino no basquetebol feminino de base
Por Dilson Borges Ribeiro Junior (Autor), Francisco Zacaron Werneck (Autor), Cláudio Gonzaga Cardoso (Autor), Lívia Costa dos Reis Souza (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
Faz se relevante que o processo de E-A-T nas etapas de formação do basquetebol seja avaliado e monitorado ao nível das variáveis pedagógicas utilizadas pelos (as) treinadores (as), e de que forma essas variáveis podem influenciar na carga do treino. Objetivo: O objetivo foi observar a concordância nas variáveis pedagógicas, carga externa e organizacionais, entre as sessões de treino planejadas e executadas em uma equipe de basquetebol da categoria feminina de base. Metodologia: Uma treinadora de equipe U16 planejou e executou 10 sessões de treinamento na fase de preparação de sua equipe. As sessões de treinamento foram disponibilizadas pela treinadora e as sessões foram filmadas, foi realizada a interpretação e registro das variáveis pedagógicas (VP), cargas externas (CE) e organizacionais (VO) a partir do SIATE (Sistema Integral para el Análisis de las Tareas de Entrenamiento). Para análise das VP foi utilizado tabelas de referência cruzada, a partir da observação medida de concordância Kappa. O coeficiente de correlação intraclasse (ICC) foi utilizado para observação da concordância do planejado x executado nas CE e VO. Resultados: Nas VP: Situações de jogo (Kappa=0,58), Fase de Jogo (Kappa=0,67), Tipo de conteúdo (Kappa=0,60), Meio de Treinamento (Kappa=0,57) e Nível de oposição (Kappa=057). Nas variáveis de CE: Carga total (seg) 0,58 (IC95%=0,31-0,74), Carga ponderada por participação 0,51 (IC95%=0,20-0,70) e carga ponderada por minutos 0,53 (IC95%=0,20-0,70). Nas varáveis organizacionais: tempo total 0,53 (IC95%=0,21-0,72), Tempo de explicação 0,50 (IC95%=0,19-0,69), Tempo útil 0,50 (IC95%=0,10-0,70), Aproveitamento 0,37 (IC95%=0,1-0,59) e valor de participação 0,50 (IC95%=0,20-0,68). Conclusões: Sejam para as variáveis pedagógicas, cargas externas e variáveis organizacionais os valores de concordância entre o planejado e executado apresentaram-se moderados, com destaque para maior gasto de explicação no executado, com diminuição do tempo útil e valor de participação menor no executado.