Resumo

Faz se relevante que o processo de E-A-T nas etapas de formação do basquetebol seja avaliado e monitorado ao nível das variáveis pedagógicas utilizadas pelos (as) treinadores (as), e de que forma essas variáveis podem influenciar na carga do treino. Objetivo: O objetivo foi observar a concordância nas variáveis pedagógicas, carga externa e organizacionais, entre as sessões de treino planejadas e executadas em uma equipe de basquetebol da categoria feminina de base. Metodologia: Uma treinadora de equipe U16 planejou e executou 10 sessões de treinamento na fase de preparação de sua equipe. As sessões de treinamento foram disponibilizadas pela treinadora e as sessões foram filmadas, foi realizada a interpretação e registro das variáveis pedagógicas (VP), cargas externas (CE) e organizacionais (VO) a partir do SIATE (Sistema Integral para el Análisis de las Tareas de Entrenamiento). Para análise das VP foi utilizado tabelas de referência cruzada, a partir da observação medida de concordância Kappa. O coeficiente de correlação intraclasse (ICC) foi utilizado para observação da concordância do planejado x executado nas CE e VO. Resultados: Nas VP: Situações de jogo (Kappa=0,58), Fase de Jogo (Kappa=0,67), Tipo de conteúdo (Kappa=0,60), Meio de Treinamento (Kappa=0,57) e Nível de oposição (Kappa=057). Nas variáveis de CE: Carga total (seg) 0,58 (IC95%=0,31-0,74), Carga ponderada por participação 0,51 (IC95%=0,20-0,70) e carga ponderada por minutos 0,53 (IC95%=0,20-0,70). Nas varáveis organizacionais: tempo total 0,53 (IC95%=0,21-0,72), Tempo de explicação 0,50 (IC95%=0,19-0,69), Tempo útil 0,50 (IC95%=0,10-0,70), Aproveitamento 0,37 (IC95%=0,1-0,59) e valor de participação 0,50 (IC95%=0,20-0,68). Conclusões: Sejam para as variáveis pedagógicas, cargas externas e variáveis organizacionais os valores de concordância entre o planejado e executado apresentaram-se moderados, com destaque para maior gasto de explicação no executado, com diminuição do tempo útil e valor de participação menor no executado.

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