Resumo

Objetivos:
O presente trabalho tem por objetivo fornecer subsídios teóricos que possibilitem compreender a importância do planejamento e da avaliação das modalidades esportivas individuais e coletivas, nas perspectivas de lazer, educação e rendimento, para o desenvolvimento do esporte. Outro aspecto objetivado é descrever os processos de publicidade dos resultados através dos órgãos de imprensa e pesquisa, realizando análises qualitativas dos resultados, no intuito de atrair a atenção de investidores e fornecer ferramentas para os gestores em seus processos de tomada de decisão.

Métodos e Resultados:
O estudo tem caráter descritivo/analítico, subsidiado em Minayo (2007) e desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, além de identificar as principais fontes relacionadas com o Planejamento e Avaliação do Esporte, Desenvolvimento do Esporte e a Comunicação. A investigação indica que a análise e o planejamento das modalidades possibilitam um melhor acesso da população ao esporte, a divulgação dos resultados facilita a captação de recursos para as modalidades, a avaliação deve responder as indagações do planejamento e a inserção do esporte nos anuários estatísticos é um dos caminhos para desenvolvimento do esporte.

Conclusão:
A partir dos resultados encontrados, é possível perceber que as ações de planejamento e avaliação devem estar integradas e acompanhadas de mecanismos de controle, para prevenir falhas maiores que venham a comprometer a realização do projeto. A criação de metas intermediárias se mostra como uma boa alternativa para evitar desvios no percurso do projeto. No que remete a comunicação, evidencia-se que a utilização das novas mídias, como redes sociais e blogs, caracterizam-se como uma tendência e aparecem como uma grande alternativa para comunicar com a população, gerando o reconhecimento e a valorização das modalidades esportivas, além de aumentar o potencial de atração de recursos financeiros para investir na infra-estrutura e sustentabilidade das organizações promotoras do esporte.