Planejamento e Análise Ambiental Como Ferramentas Para o Desenvolvimento do Esporte
Por Thiago Coelho de Aguiar Silva (Autor), Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso (Autor), Vilde Gomes de Menezes (Autor), José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes (Autor), Thiago de Oliveira Santos (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivos:
O presente trabalho tem por objetivo fornecer subsídios teóricos que possibilitem compreender a importância do planejamento e da avaliação das modalidades esportivas individuais e coletivas, nas perspectivas de lazer, educação e rendimento, para o desenvolvimento do esporte. Outro aspecto objetivado é descrever os processos de publicidade dos resultados através dos órgãos de imprensa e pesquisa, realizando análises qualitativas dos resultados, no intuito de atrair a atenção de investidores e fornecer ferramentas para os gestores em seus processos de tomada de decisão.
Métodos e Resultados:
O estudo tem caráter descritivo/analítico, subsidiado em Minayo (2007) e desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, além de identificar as principais fontes relacionadas com o Planejamento e Avaliação do Esporte, Desenvolvimento do Esporte e a Comunicação. A investigação indica que a análise e o planejamento das modalidades possibilitam um melhor acesso da população ao esporte, a divulgação dos resultados facilita a captação de recursos para as modalidades, a avaliação deve responder as indagações do planejamento e a inserção do esporte nos anuários estatísticos é um dos caminhos para desenvolvimento do esporte.
Conclusão:
A partir dos resultados encontrados, é possível perceber que as ações de planejamento e avaliação devem estar integradas e acompanhadas de mecanismos de controle, para prevenir falhas maiores que venham a comprometer a realização do projeto. A criação de metas intermediárias se mostra como uma boa alternativa para evitar desvios no percurso do projeto. No que remete a comunicação, evidencia-se que a utilização das novas mídias, como redes sociais e blogs, caracterizam-se como uma tendência e aparecem como uma grande alternativa para comunicar com a população, gerando o reconhecimento e a valorização das modalidades esportivas, além de aumentar o potencial de atração de recursos financeiros para investir na infra-estrutura e sustentabilidade das organizações promotoras do esporte.