Planejamento Curricular da Educação Física no Projeto de Correção do Fluxo Escolar
Por Alessandra Cristina Raimundo (Autor), Sebastião Josué Votre (Autor), Dinah Vasconcellos Terra (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 34, n 4, 2012. Da página 845 a 858
Resumo
Em Minas Gerais, o projeto Acelerar para Vencer vem sendo executado com vistas a oferecer estratégias de intervenção pedagógica para alunos com atraso escolar. Neste artigo, analisamos criticamente o planejamento curricular da Educação Física com a finalidade de identificar sua organização e práticas pedagógicas deste projeto. O referencial analítico utilizado para a compreensão desta política educacional está apoiado no ciclo de políticas educacionais de Sthephen Ball e Richard Bowe (1992). O corpus se constitui dos documentos das diretrizes curriculares do projeto e do planejamento dos professores. Concluímos que o planejamento ainda não expressa de fato como a Educação Física contribui no desenvolvimento de um projeto que pretende diminuir desigualdades escolares.