Resumo
Este estudo é parte de uma trajetória de trabalho docente que vem sendo compartilhada por um grupo de professores/as de Educação Física de Uberlândia, que lutam por um projeto político pedagógico para o ensino desse componente curricular nas escolas públicas locais, o qual está sendo desenvolvido de acordo com uma estratégia de intervenção denominada Planejamento Coletivo do Trabalho Pedagógico (PCTP). Iniciada em 1993, na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU), essa estratégia foi também ampliada para a Rede Municipal de Ensino (RME/UDI) em 1996, dentro de um processo de elaboração e implementação de uma Proposta Curricular, do qual passei a fazer parte em 1997, como professora da RME, acompanhando de perto o desenvolvimento da área, na perspectiva de sua valorização no contexto escolar. Foi do envolvimento com o grupo de professores, no PCTP, que nasceu este estudo, o qual tem como objetivo apontar contribuições ao processo de produção de Currículo na Educação Física Escolar, a partir do referencial teórico e metodológico I da Estratégia de Intervenção denominada Planejamento Coletivo do Trabalho Pedagógico, tendo como eixos de discussão: 1) uma leitura da conjuntura política na Secretaria Municipal de Educação, a partir das eleições do ano 2000, apresentada d como sendo vinculada à democracia e à Escola Cidadã; 2) uma reflexão sobre os limites do trabalho na área de Educação Física diante da conjuntura descrita e os avanços alcançados, materializados no projeto curricular que vem sendo desenvolvido. A busca da valorização do ensino da Educação Física nas escolas públicas, dentro do contexto do PCTP, vem sendo consolidada a partir da implementação de um projeto contra-hegemônico de formação continuada, que tem como objetivo que alcancemos a condição de planejadores de currículo e produtores de saberes escolares. A descrição e o registro do produto desse processo, bem como as principais dificuldades enfrentadas no período de 2000 à 2002 foram escritas a partir do trabalho coletivo e do estudo da realidade educacional desenvolvidos.O enfoque metodológico utilizado foi o da Pesquisa Qualitativa, com ênfase na observação participante e na abordagem interpretativa/descritiva. O acompanhamento do trabalho desenvolvido, na condição de participante do grupo, possibilitou a descrição e registro da dinâmica desenvolvida para o enfrentamento das dificuldades e a sistematização do processo de construção de currículo para a Educação Física. Aspectos que, para nós, apresentam importantes saltos qualitativos no que se refere às discussões que vêm sendo feitas na área em relação à necessidade de transformação da prática pedagógica e superação do paradigma da aptidão física. Diante do desafio de transformar a prática educativa nas escolas públicas de Uberlândia, espera-se que este trabalho venha a contribuir para ampliação da leitura da realidade, na perspectiva de reconstrução da escola no município, pretendida com o desenvolvimento do programa para implementação da Escola Cidadã, na nova gestão, apesar das inúmeras distorções que emergiram, tanto da inexperiência da SME neste tipo de política educacional, quanto da falta de clareza em relação aos referenciais críticos adotados.