Editora PerSe. Brasil 2014. 206 páginas.

Sobre

Com base nas experiências profissionais em planejamento de lazer e nos estudos acadêmicos e autodidatas sobre o tema a obra descreve um processo de planejamento de equipamentos de lazer considerando as variáveis socioculturais concernentes para orientar organizações que pretendem implantálos no nosso meio urbano.

Sumário
Apresentação
Capítulo I - Introdução
Capítulo II – Território, cidade e cultura – os conteúdos do planejamento
1. Território, urbanização, urbanismo e a cidade
2. Cultura – alguns significados para analisar o tema
3. Espaço – noções para pensar o lazer
Capítulo III – O Planejamento de Equipamentos de Lazer
1. Planejamento
1.1 – Significados e fundamentos
1.2 - Noções complementares: Plano, Programa e Projeto; Processo
2. O Planejamento em Lazer
3. Equipamentos de Lazer
3.1 – Introdução – Conceitos
3.1.1 – De Equipamentos de Lazer
3.1.2 – A importância dos Conceitos Específicos
3.1.3 – Novos Conceitos
3.2 – Classificação
3.3 – Outra Classificação – Os Equipamentos (ou instalações) Culturais
Capítulo IV – Fundamentos de um Processo de Planejamento de Equipamentos de
Lazer
1. Introdução
2. Concepção
3. Indicações gerais para o processo de Planejamento
4. Ideias específicas para a Concepção do Equipamento
5. A Programação – As Atividades e Eventos, os Serviços do Equipamento
Capítulo V – Processo geral para Planejamento dos Equipamentos de Lazer
1. Concepção
2. Elaboração de Projetos
3. Construção – execução de obras
4. Início de funcionamento operacional
Capítulo VI – Observações gerais para embasamento técnico do Processo
1. Observações gerais
2. Recomendações técnicas para o Processo de Planejamento, prévias à
implantação do Equipamentos de Lazer
3. Algumas recomendações relativas às instalações
4. Conclusão – o que propor para o futuro
Anexo – O estudo de caso do Sesc Santos
Referências bibliográficas
Gestão de Espaços e Equipamentos de Esporte e Lazer
Autores: Antonio Carlos Bramante, Luiz Wilson Alves Corrêa Pina e Marcos Ruiz da
Silva.
Ano da Publicação: 2020.
Editora Intersaberes, Curitiba/PR.
Site: http://www.intersaberes.com
ISBN: 978-85-227-0272-5
Livro impresso: R$ 95,00.
Sumário
Apresentação
Como aproveitar ao máximo este livro
Introdução
Capítulo 1. Espaços e equipamentos de esporte e de lazer: análise do passado, desafios
do presente e perspectivas para o futuro
1.1 Lazer como fenômeno sociocultural urbano
1.2 Esporte como fenômeno cultural urbano: breve análise da relação entre esporte e lazer
1.3 Esporte e lazer: desafios do presente e perspectivas futuras
1.4 Espaços de esporte e de lazer como cenários para interação social e qualidade de vida
Capítulo 2. Componentes principais e impactos da gestão em espaços de esporte e de lazer
2.1 Evolução histórica de alguns conceitos referentes à gestão
2.2 Gestão direcionada a espaços contemporâneos de esporte e de lazer
2.3 Modelo conceitual de gestão: demanda versus oferta
2.4 Aspectos financeiros da gestão de espaços de esporte e de lazer
2.5 Oficina temática: pesquisa diagnóstica de ambientes de esporte e de lazer
Capítulo 3. Esporte e lazer: concepções e orientações metodológicas com ênfase no
processo de gestão
3.1 Planejamento e organização como funções da gestão
3.2 Orientações metodológicas para o planejamento de espaços de esporte e de lazer
3.3 Processos de manutenção de espaços e equipamentos de esporte e de lazer
3.4 Aspectos legais ligados à gestão
Capitulo 4. Formação, qualificação e desenvolvimento de recursos humanos
4.1 Estrutura de recursos humanos para gestão de espaços de esporte e de lazer
4.2 Competências do gestor de espaços de esporte e de lazer
4.3 Programa de treinamento e de qualificação de recursos humanos para gestão de
espaços de esporte e de lazer
4.4 Programa de desenvolvimento de quadro de voluntários no esporte e no lazer
Capítulo 5. Gestão de programas de esporte e de lazer e sua relação com espaços e
equipamentos
5.1 Modelo de demanda-oferta de experiências de esporte e de lazer
5.2 Programação de experiências e eventos em espaços de esporte e de lazer
5.2.1 Entendimento da programação
5.3 Execução de programas operacionais de esporte e de lazer
5.4 Ferramentas de avaliação de programas de esporte e de lazer
Capítulo 6. Análise de Viabilidade e Gestão da Comunicação em espaços e em
equipamentos de esporte e de lazer
6.1 Elementos essenciais para formulação e implementação de fatores de viabilidade de
instalações de esporte e de lazer
6.2 Relacionamento comunitário e integração social para implementação de plano
estratégico de comunicação em esporte e lazer
6.3 Ferramentas de marketing para potencializar o uso das instalações de esporte e de
lazer
6.4 Tendências presentes e futuras para gestão de espaços e de equipamentos de esporte
e de lazer
Considerações finais
Referências
Bibliografia comentada
Respostas
Sobre os autores

Acessar