Planejamento e Gestão no Futebol Argentino

Parte de Mundo Afora 13. Planejamento e Gestão no Futebol . páginas 56 - 67

Resumo

Tradicional força no futebol mundial e um dos principais formadores de jogadores e de treinadores para o mercado internacional, a Argentina, finalista da Copa do Mundo Fifa 2014, acumula, ao longo das últimas décadas, tantas conquistas dentro de campo quanto problemas de gestão do futebol profissional no país. As vitórias internacionais e a condição de formador de craques cobiçados pelas principais equipes do mundo, além da conhecida paixão da população pelo esporte, não foram acompanhadas pela modernização no planejamento e na gestão dos clubes e da entidade que dirige o futebol profissional, a Asociación del Fútbol Argentino (AFA), fundada em 1893 e filiada à Fifa desde 1912. Ainda que não seja característica exclusiva do futebol argentino, a escassa transparência e o predomínio de dirigentes identificados com as cores de seus times e, em boa parte dos casos, carentes de formação gerencial voltada ao negócio do futebol, contrastam com a condição do país de protagonista no futebol sul-americano e mundial e também com uma estrutura de mídia e de marketing esportivo que tem a modernidade como marca. 

Arquivo