Planejamento Estratégico em Clubes Sociais: Um Estudo Descritivo de Aderência
Por Julio Cezar Fernandes da Silveira (Autor), Luiz Carlos Fernandes da Silveira (Autor), Jackson Vitorassi (Autor).
Resumo
Introdução: A utilização de serviços de esporte e lazer parece estar relacionada a fatores determinantes de sua prática ou fruição, porém, a literatura apresenta poucos trabalhos diagnósticos referentes aos fatores determinantes de aderência, especialmente em clubes sociais. Objetivo: O presente estudo de caráter descritivo transversal objetivou investigar os fatores determinantes de aderência e freqüência de associados às instalações do clube, considerando as variáveis: gênero, faixa etária e, renda mensal. Metodologia: A amostra foi constituída por 45 (quarenta e cinco) pessoas, associadas de um dos três clubes sociais existentes em Marechal Cândido Rondon – Paraná, sendo 38 (trinta e oito) do gênero masculino e 7 (sete) do feminino. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário proposto por Luna e Rocas (1999) constituído de 26 (vinte e seis) assertivas, devidamente traduzido, adaptado e validado. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, distribuição de freqüência e percentual, apresentados através de gráficos e tabelas. Resultados: Os principais resultados obtidos foram: a) A aderência feminina é aproximadamente cinco vezes menor que a masculina; b) Os fatores motivacionais determinantes de aderência do gênero masculino são: a necessidade pessoal, o contato social e a busca de exercícios físicos; no feminino são: a necessidade pessoal e a imagem corporal. c) A freqüência de associados é maior entre indivíduos com idade superior a 41 (quarenta e um) anos; d) Os associados mais jovens freqüentam o clube em busca de contato social, enquanto as demais faixas etárias buscam a satisfação de uma necessidade pessoal, existindo uma crescente busca pela prática de exercícios físicos relacionados com a idade; e) Quando relacionamos aderência e renda mensal, os fatores determinantes de freqüência são muito heterogêneos, os associados de menor renda buscam satisfazer uma necessidade pessoal e ampliar o contato social, enquanto os de maior renda buscam além da necessidade pessoal e do contato social a busca de uma melhor imagem corporal e a prática de exercícios físicos. Conclusões: Diante dos resultados obtidos podem ser feitas diversas inferências, as principais que determinaram a mudança no planejamento estratégico dos clubes investigados foram: a criação de academias de ginástica buscando atingir de maneira efetiva o público feminino e, a promoção mensal de eventos esportivos e culturais voltados para a faixa etária compreendida entre 35 e 50 anos.