Integra

Amigos

Na última edição do blog relatei, brevemente, o trabalho que venho realizando, como consultor, junto ao SESI/Departamento Nacional, com o objetivo de atrair mais pessoas para as Unidades de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) do SESI em todo país. Entre as ações recomendadas para que isso aconteça, é fundamental desenvolver um planejamento estratégico de forma “matricial”, ou seja, estabelecer um alinhamento entre a “razão de existir” (missão) da instituição, passando pelo o quê determina cada Departamento Regional (Estado) no campo do lazer, para então, em cada Unidade de CEL, criar suas prioridades a partir do cenário local.

Para que isso ocorra, em tempos de mudanças aceleradíssimas e de hiperconectividade, é essencial ter conhecimentos significativos que auxiliem os gestores em sua tomada de decisão. Esses conhecimentos partem de um conjunto articulado de informações, as quais se conseguem através de fontes primárias e secundárias. O que se constata no campo da gestão do lazer, se não a ausência, uma falta acentuada de informações primárias, que dificultam fazer uso das informações secundárias de forma contextualizada. Portanto, esse cenário exige pesquisa de campo.

Foi o que fizemos no SESI, através de um projeto piloto, desde o início do ano no Estado do RN, culminando com a realização do planejamento estratégico na semana passada. Esse estado foi escolhido por uma série de fatores estruturais e conjunturais. Por exemplo, as Unidades de CEL estão localizadas em dois principais municípios do Estado: Natal e Mossoró e com oferta de experiências diversificadas no campo das artes e das atividades físico-esportivas. Por outro lado, tanto a Superintendência como a Gerência do setor, acreditaram e apoiaram esse trabalho desde o início (ou seja, fundamental aliar competência técnica com vontade política para que a adequada gestão do lazer ocorra).

Além de uma pesquisa diagnóstica já aplicada e uma outra ferramenta desenvolvida para o SESI denominada Índice de Viabilidade Múltipla de Cultura, Esporte e Lazer (IVICEL), aplicamos três novas pesquisas nesse trabalho: com os usuários reais (aqueles que efetivamente freqüentam essas Unidades), usuários em potencial (trabalhadores das indústrias locais) e moradores do entorno das Unidades (pretendo, ao longo do tempo, explicitar cada uma dessas cinco ferramentas de gestão que vem sendo utilizadas no SESI, as quais poderão ser de grande valia aos colegas em outros contextos).

Os resultados dessas pesquisas auxiliaram na formulação do cenário interno e externo (conhecida Matriz SWOT) e a partir daí, desenhar as possibilidades futuras para então formular os projetos estratégicos prioritários.

É dessa forma que cremos ser possível criar novas situações que facilitem a adesão das pessoas nesses ambientes específicos de lazer para então trabalhar o processo de aderência dentro de uma proposta de gestão de espaços, pessoas e programas que não apenas atenda as necessidades das pessoas como também possam antecipar seus desejos em termos de lazer.

Forte abraço.

Bramante

P.S. Dando continuidade às “dicas” de lazer, se forem a Natal, não deixem de comer o lombo de serigado grelhado com amêndoas com risoto siciliano no Restaurante Camarões e depois dar uma esticada na Sorveteria Tropical e se entregar aos inúmeros sabores! Eu não resisti ao de Capim Santo com Bicho Bom (coco com leite condensado!)

Aproveitando, “dicas” de cinema: nestas duas semanas assisti três filmes que recomendo: “Nosso Lar – O Filme”, “Wall Street: o dinheiro nunca dorme” e “Comer, Rezar e Amar”. Interessante como é possível relacionar cada um deles aos estudos do lazer!

Por Bramante
em 3-10-2010, às 17:38

4 comentários. Deixe o seu.

Sempre bom ver opniões, extremamentes alicerçadas no lazer, pois é fundamental ao desenvolvimento motor de qualquer indíviduo essa é a praia da Educação física nos atuais dias.
Parabéns Bramante.

Por Marcos Rodrigues Gomes
em 3-10-2010, às 21:56.

Meu Mestre

Continuo aqui, só observando de longe. Tenho replicado os teus artigos em meu Blog.
Não sei se voc e chegou a receber o trabalho que desenvolvi junto ao SESI-MA – Política de Lazer para o SESI-DR/MA…

Leopoldo
desde o Maranhão…

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 9-10-2010, às 16:23.

Caro marcos:
Grato pelo seu comentário. Vamos continuar nossa caminhada!

Por Bramante
em 24-10-2010, às 22:51.

Adorei as dicas tuas principalmente a primeira, mas vamos la temos arduo trabalho a ser desenvolvido até 2016,e dar continuidade em atividades esportivas porém sociais nosso legado é esse!

Por Marcos R. Gomes
em 21-11-2010, às 18:1

Acessar