Resumo

As atividades de aventura vêm ganhando cada vez mais espaço nos meios corporativos. Empresas buscam trabalhar o desenvolvimento organizacional (DO) com seus funcionários, com o intuito de preparar os atores organizacionais para os desafios que venham a enfrentar. O planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental na gestão. Nesse sentido, a gestão de Treinamento Empresarial ao Ar Livre (TEAL) - empresas que trabalham com treinamento corporativo na natureza - necessita desse instrumento para o crescimento e solidez de seus negócios. O planejamento irá permitir a sistematização da abordagem estratégica, buscando adaptá-la às características do mercado. Sinteticamente, busca-se mostrar de que maneira os fatores organizacionais podem afetar o seu posicionamento. Este trabalho tem como objetivo apresentar o planejamento estratégico realizado no decorrer do processo de criação da empresa de TEAL – EMF Corporate Training. O referido planejamento foi elaborado no decorrer da disciplina de Planejamento Estratégico ministrada no Curso de Gestão Desportiva e de Lazer do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. A metodologia aplicada na pesquisa foi documental, bibliográfica e de campo, contribuindo para o desenvolvimento da estrutura do planejamento estratégico: Avaliação Estratégica - análise do ambiente interno (forças e fraquezas da empresa) e externo (oportunidades e ameaças do mercado), ou seja, análise SWOT; Planos de Ações/Metas e definição das diretrizes organizacionais (visão, missão, objetivo e formulação de estratégias). Através dos estudos, obtivemos resultados diversos. Entretanto, salientaremos aqui apenas aqueles advindos da análise SWOT.

Acessar