Planejamento estratégico para treinamento empresarial ao ar livre - Teal
Por Eliakim Maia Bessa (Autor), Allana Joyce Soares Gomes (Autor), Emanuelle Bezerra Soares Evangelista (Autor), João Luiz Barros Torres (Autor), Pedro Alex de Sá Pereira (Autor).
Resumo
As atividades de aventura vêm ganhando cada vez mais espaço nos meios corporativos. Empresas buscam trabalhar o desenvolvimento organizacional (DO) com seus funcionários, com o intuito de preparar os atores organizacionais para os desafios que venham a enfrentar. O planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental na gestão. Nesse sentido, a gestão de Treinamento Empresarial ao Ar Livre (TEAL) - empresas que trabalham com treinamento corporativo na natureza - necessita desse instrumento para o crescimento e solidez de seus negócios. O planejamento irá permitir a sistematização da abordagem estratégica, buscando adaptá-la às características do mercado. Sinteticamente, busca-se mostrar de que maneira os fatores organizacionais podem afetar o seu posicionamento. Este trabalho tem como objetivo apresentar o planejamento estratégico realizado no decorrer do processo de criação da empresa de TEAL – EMF Corporate Training. O referido planejamento foi elaborado no decorrer da disciplina de Planejamento Estratégico ministrada no Curso de Gestão Desportiva e de Lazer do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. A metodologia aplicada na pesquisa foi documental, bibliográfica e de campo, contribuindo para o desenvolvimento da estrutura do planejamento estratégico: Avaliação Estratégica - análise do ambiente interno (forças e fraquezas da empresa) e externo (oportunidades e ameaças do mercado), ou seja, análise SWOT; Planos de Ações/Metas e definição das diretrizes organizacionais (visão, missão, objetivo e formulação de estratégias). Através dos estudos, obtivemos resultados diversos. Entretanto, salientaremos aqui apenas aqueles advindos da análise SWOT.