Planejamento Participativo e Educação Física Escolar: a Tematização do Parkour em Diferentes Escolas
Por Peterson Amaro da Silva (Autor), Claudio Aparecido de Sousa (Autor), Leandro Pedro de Oliveira (Autor), Elizaldo Inaldo da Silva (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 2, 2019.
Resumo
A experiência pedagógica que tematizou a prática corporal parkour foi realizada em duas redes de ensino, sendo a primeira localizada na zona leste da capital paulista, especificamente em uma escola estadual de São Paulo. A segunda escola que tematizou o parkour faz parte da rede municipal de Santo André – SP. O objetivo do presente trabalho foi apresentar a tematização do Parkour em diferentes escolas utilizando as premissas do planejamento participativo, visando considerar a participação discente no desenvolvimento das aulas de Educação Física de forma democrática. A realidade educacional das instituições escolares apresentou grandes diferenças no trato da gestão e da estrutura funcional do prédio, além dos materiais disponíveis para a prática de Educação Física. Sendo assim, identificamos que na escola estadual que se localiza em São Paulo, a gestão demonstrou característica autoritária e dificultou a compra de materiais para a prática do parkour, em detrimento disto, a gestão escolar da escola municipal localizada em Santo André se mostrou democrática e favorável tanto no quesito compra de materiais, quanto no diálogo e respeito referente a disciplina de Educação Física. Todavia, concluímos que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas no cotidiano da escola pública, os estudantes conheceram e vivenciaram uma prática corporal de aventura, reconheceram e entenderam que a mídia televisiva deveria proporcionar mais espaços e oportunidades para o público assistir outros esportes que fogem do tradicionalismo e o planejamento participativo pode ser uma importante estratégia para conceber o ensino de Educação Física mais democrático e participativo.