Resumo

INTRODUÇÃO 

O trabalho investiga a prática docente da autora, professora de Educação Física - EF da rede municipal de Vitória. Tem como foco implementar uma proposta de aulas de EF pautada no Planejamento Participativo-PPar e analisar suas possibilidades e limites. A temática surge da prática pedagógica da docente ao perceber que o processo de ensino aprendizagem se reduzia a transmissão de conhecimento. Percebemos, ainda, que a falta de acesso a novas práticas corporais desmotivava os aluno. A pesquisa toma como objeto de investigação a prática pedagógica da professora de EF dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da escola “MJCM” Vitória/ES na condução e implantação do PPar, utilizando os princípios da pesquisa ação como base metodológica, pois trata-se de uma pesquisa colaborativa e participativa, na compreensão da descrição dos fatos do cotidiano, da convivência com os alunos, dos sentidos e da aprendizagem coletiva dos sujeitos. Iniciamos o processo com a apresentação dos conteúdos da EF presentes nas Diretrizes Curriculares do município. Foram estabelecidos diálogos com os discentes sobre os conteúdos a serem apreendidos. A escolha recaiu sobre os jogos de rebater e com rede divisória. As aulas são orientadas através da problematização dos conteúdos, onde a professora junto com os estudantes apresentam situações problemas, onde são desenvolvidas soluções/experiências.

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