Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir os significados que se encontram existentes na proposta pedagógica do Planejamento Participativo nas aulas de Educação Física Escolar. Esta pesquisa perpassa por discussões sobre gestão democrática na escola e a construção coletiva do projeto político pedagógico e Currículo com diferentes pessoas em seu planejamento e desenvolvimento, tendo como fundamentação teórica, Paro (2015; 2016a; 2016b), Silva (2012), Thomé (2014), Natividade; Medeiros (2014), Veiga (2009), Saul; Saul (2013), Noffs (2013). Já a Educação Física se apresenta como um componente curricular que, ao longo dos anos, passou por diferentes contextos educacionais. Todavia, surgiram diversos estudos que possibilitaram diferentes pontos de vista e abordagens, como, por exemplo, Darido (1998; 2017), e também como componente curricular embasado por documentos oficiais. Os trabalhos pesquisados nos anais de três eventos acadêmicos da área de Educação Física, são eles, Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física (Semef), Seminário de Educação Física e o Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace), tendo como critério de seleção palavras “Educação Física Escolar”, “Planejamento Participativo”, “Sondagem”, “Construção de Conhecimento” e “Saberes dos Alunos” nos títulos dos trabalhos acadêmicos para a sua seleção, por meio de uma revisão integrativa (SOUZA; SILVA; CARVALHO, 2010), com o objetivo de identificar e discutir as possibilidades, potencialidades, desafios e dificuldades que cada trabalho selecionado apresenta no desenvolvimento de um Planejamento Participativo. Por fim, os significados existentes nesta proposta pedagógica nas aulas de Educação Física Escolar têm em sua construção desafios como as dificuldades dos envolvidos com a educação escolar na participação nas tomadas de decisões, a participação das pessoas em diferentes ambientes que elas frequentam. Simultaneamente contradições entre possibilidades e dificuldades no PP, existentes em uma educação democrática de caráter humanista, que estimule a autonomia de todas as pessoas envolvidas com o contexto educacional