Resumo

O podcast DESENROLA!  tem como objetivo fornecer uma ferramenta educativa a professores e professoras de educação física sobre questões relacionadas a gêneros, sexualidade, prevenções e combates às LGBT+fobias.  A dissertação de mestrado buscou investigar os conhecimentos de cinco professores e uma professora de educação física da cidade de Xique-Xique/BA  sobre gêneros e sexualidades, assim como as atitudes de omissão, prevenção e/ou combate diante de LGBT+fobias nas aulas de educação física. Para isso, foi realizado grupo focal divido em três categorias: percepções de LGBT+Fobias, Conhecimentos sobre gêneros e sexualidades e Atitudes Anti-LGBT+Fóbicas. As dúvidas surgidas pelos participantes dentro destes encontros inspiraram os episódios do Podcast. Os resultados desta pesquisa destacaram o reconhecimento crescente da importância dessas abordagens, porém revelaram lacunas no conhecimento e na prática dos professores, muitas vezes devido à falta de preparo na formação inicial e continuada. Além disso, foram identificados conceitos desatualizados e cristalizados sobre identidades sexuais e de gênero, construídos a partir dos referencias da cultura cis-heteronormativa, sendo a elaboração e implementação do podcast educacional uma iniciativa relevante para conscientizar sobre diversidades sexuais e de gênero, contribuindo para combater a LGBTfobia na Educação Física e criar um ambiente escolar mais acolhedor.

Referências

AQUILINO, Simone Martins. Entre jovens invisíveis e corpos silenciados: manifestações das sexualidades e a homofobia (des)veladas nas aulas de educação física. 158f. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2020.

COELHO, Gilson Gomes; Desidério, Plábio Marcos Martins; ROCHA, Luisa Pereira. Afinal, o que é a LGBTFobia? Revista brasileira de sexualidade humana, v. 34, p. 1-9, 2023.

DAÓLIO, Jocimar. Educação física brasileira: autores a atores da década de 1980. Campinas, SP: Papirus, 1998.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

DEMO, Pedro. Pesquisa qualitativa: busca de equilíbrio entre forma e conteúdo. Revista latino-americana de enfermagem, v. 6, p. 89-104, 1998.

LIMA, Augusto Corrêa. Percepções e debates sobre gêneros e sexualidades com professores e professoras de educação física da cidade de Xique-Xique/BA na construção de atitudes anti-LGBTFóbicas. 156f. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, BA, 2024.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas. Educação em revista, n. 46, p. 201-218, 2007.

ROSA, Eli Bruno do Prado Rocha. Cisheteronormatividade como instituição total. Cadernos PET-filosofia, v. 18, n. 2, p. 59-103, 2020.

Acessar