Resumo

Olá.
O podcast de hoje fecha uma “trilogia” iniciada duas semanas atrás com o tema Dia Mundial de Lazer, seguido, na semana passada, pelo tema Sustentabilidade do Lazer em Tempos Difíceis. Hoje falarei sobre Lazer e Desenvolvimento da Qualidade de Vida com o qual, espero, possamos estar preparados não só para participar no Dia Mundial de Lazer que será celebrado nesta sexta-feira, dia 16 como também reconhecer sua importância na vida de cada um de nós, especialmente nestes tempos de pandemia.
Esse texto fez parte de um encontro realizado no dia 26 de março passado, quando participei, com outras três pessoas, para debater a pertinência de se instituir o Dia Mundial do Lazer, respondendo a três perguntas. 
Se você se interessou pelo assunto e deseja assistir esse debate na sua íntegra, o mesmo encontra-se disponível no Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=EGnbrRmusYQ.
Vamos então à pergunta:
Sabemos que o lazer é uma ferramenta poderosa para manutenção do bem estar e da qualidade de vida. Como tornar as experiências de lazer enriquecedoras para o desenvolvimento humano? 
Importante destacar que, mais do que uma ferramenta, ou seja, um meio, o lazer também é um fim em si mesmo.
Quando entendida como uma “ferramenta”, de fato, ela nos auxilia nesse processo de manutenção e desenvolvimento do bem-estar e qualidade de vida, mas não podemos nos iludir, especialmente em um país tão desigual como o nosso, que o lazer tão somente, pode operar milagres. 
Lembro-me muito bem, quando eu fui secretário da Criança e do Adolescente e mais tarde, secretário da Juventude na Prefeitura de Sorocaba, era muito comum eu ouvir “precisamos oferecer lazer para tirar essa criançada da rua”...
Minha resposta vinha em seguida: sem uma vida digna para a família dessa criança, em primeiríssimo lugar, dificilmente conseguiremos estabelecer uma proposta de educação para o lazer e pelo lazer de forma mais eficiente, eficaz e efetiva.
As diferentes agencias socializadoras do lazer tem um longo caminho ainda a percorrer para compreender que as experiências lúdicas de qualidade pressupõem, como dito anteriormente, o desenvolvimento de competências, que sejam inovadoras, transformadoras e emancipatórias.
Essa qualidade exige uma oferta baseada numa demanda, ainda, infelizmente, não identificada pela maioria de nós, provedores de lazer.
Como gestor do lazer, estreitar esse diálogo entre a demanda e a oferta dessas experiências é crucial. Embora, no campo do lazer nem sempre a demanda explícita seja o real desejo das pessoas, é necessário conhecer melhor quem estamos atendendo para quem sabe, surpreende-las no avanço para o desenvolvimento de novas e diversificadas formas de lazer.
Para finalizar, este meu podcast, quero aproveitar esta oportunidade para convidar todas as pessoas a vivenciar seu lazer preferido não só no dia 16 próximo, quando celebraremos o Dia Mundial do Lazer, mas em todas oportunidades que tiver.
Fiquem atentos também às inúmeras oportunidades de debates e vivências online através do acesso ao Instagram oficial do evento: #diamundialdolazer, tudo junto.
Trata-se de uma oportunidade singular para promovermos a importância do lazer na vida das pessoas.
Eu sou Professor Bramante e espero reencontrá-los na semana que vem com um novo podcast.

Acessar