Integra

Olá, eu quero agradecer cada um de vocês por abrir mais este podcast, já em sua 18º edição e dizer que o texto escrito de cada um pode ser encontrado no site do Centro Esportivo Virtual – http://cev.org.br

O tema de hoje é Copo meio cheio ou meio vazio?

Eu juro que meu texto estava pronto quando abri o Jornal Cruzeiro do Sul, aqui de Sorocaba e esse era o título do editorial de quinta-feira passada, tratando dos aspectos positivos do aumento dos microempreendedores individuais, refletindo, no entanto, a falta de emprego formal.

Longe de ser ingênuo ou mesmo um otimista exagerado, há pelo menos uns 15 anos, ao devotar parte do meu dia 31 de dezembro para telefonar para alguns amigos e escrever as minhas “resoluções de final de ano”, como já falei em outro podcast, a que vem em primeiro lugar é “não fique perto de gente pessimista por muito tempo”. Acreditem, isso pega!

Ao ver, conviver e sobreviver a tantas notícias negativas e alarmistas nos tempos atuais – sem perder o senso de realidade – tento cultivar o lado positivo e das oportunidades que se abrem diuturnamente.

Tenho participado de muitas lives, como a maioria de vocês. Tenho assistido a temas que nunca imaginei que eles existissem, assim como tenho ouvido pessoas localizadas, fisicamente, nos mais diversos países.

Da semana passada eu gostaria de destacar dois encontros técnico-científicos nos quais eu participei, pontuando em cada um deles um dos tantos aspectos relevantes que, acredito eu, em tempos de não-pandemia, eu não teria participado.

O primeiro foi Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região/Brasília, com o tema "Criatividade e Competência na NOVA atuação do profissional de Educação Física", com convidados nacionais e internacionais, através de um evento on-line e ao vivo, transmitido pelo Youtube.

Além das apresentações de praxe, confesso que eu nunca tinha visto um lançamento de livro pela internet. Nesse evento, seu coordenador geral, Professor Doutor Paulo Henrique Azevêdo, com quem tive a satisfação e o privilegio de trabalhar diretamente durante meu período de Professor Visitante na Faculdade de Educação Física da UnB, lançou seu mais recente livro intitulado “Gestão estratégica de eventos esportivos, técnico-científicos e de lazer".

Após a abertura da sessão pela mestra de cerimônias, vieram depoimentos de pessoas ligadas ao autor, incluindo o prefaciador da obra. Em seguida o autor fez uso da palavra para explicar o teor do livro e, o mais surpreendente, ao final da sessão, a obra foi colocado à disposição de todos, gratuitamente, em sua versão on-line.

        Ao final do evento, eu me perguntava: teria sido possível ir para Brasília participar desse evento? Os palestrantes e expositores de trabalhos, estariam lá num evento que foi totalmente gratuito?

Bem, vamos à segunda experiência, desta feita, 19º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida que debateu “Inovação, saúde e bem-estar em um mundo VUCA”, igualmente realizado on-line.

        Além das palestras de altíssimo nível proferidas pelos convidados brasileiros e do exterior, tudo com tradução simultânea e língua de sinais, ao abrir o site do evento, o inscrito deparava-se com um grande auditório, com quatro portas ao lado do palco, indicando as salas com sessões concomitantes à sua escolha, tudo funcionando como um relógio.

        O tom intimista proporcionado por um duo, uma voz e um violão, desde o Hino Nacional da abertura até as músicas em cada intervalo entre as palestras, trouxeram para o meu escritório algo difícil de experimentar em outras circunstâncias.

        Portanto, a geração de novos conhecimentos e a vivência de experiências criativas podem ser outra marca deste período de pandemia.

        Então, o copo está meio cheio ou meio vazio?

Depende muito de quem olha.

Eu sou Professor Bramante e até o próximo podcast.

Acessar