Integra

Bom dia a todas e a todos.

O tema do podcast desta semana é “Gestão do Lazer e Comunicação”.

Seguindo o lema da Fundação Luiz Almeida Marins Filho que abriga este podcast, “Ensinar a Aprender”, na semana passada fiz um “Flash Curso” com Professor Marins, nosso patrono, com duração aproximada de cinco horas divididos em duas noites.

O tema desse curso foi “Os novos desafios da comunicação”, abrangendo temas como a antropologia da comunicação e suas diversas formas, a comunicação não verbal e seus efeitos, a oralidade do brasileiro e os efeitos na comunicação empresarial, a comunicação na pós-pandemia e o uso do omnichannel, entre outros, com vasto apoio de material didático sobre o assunto. Recomendo!

Trazendo os conceitos lá apresentados para o meu campo de estudos e intervenção, gestão do lazer, lembrei-me de uma pesquisa que realizamos ao redor dos Centros Esportivos de Sorocaba, quando fui secretário de Esportes e Lazer da cidade que, na época, encontravam-se esvaziados. Nossa hipótese inicial era que a ausência das pessoas se devia à falta de equipamentos adequadamente conservados ou mesmo ausência de uma programação mais atrativa. Essa pesquisa foi feita através de entrevistas em residências sorteadas em três estratos de distância de cada um daqueles equipamentos urbanos, a 100, 500 e mil metros.

Para a nossa surpresa, mais de 50% das pessoas pesquisadas afirmou que não frequentava os Centros Esportivos por desconhecer a sua existência! Ou seja, como dizemos habitualmente, “o buraco era mais embaixo”.

Frente a essa realidade, na ocasião alteramos as nossas prioridades na direção do aprimoramento da comunicação, resultando em um artigo que publiquei já há algum tempo relacionado a políticas de construção de instalações e de atendimento no campo do lazer.

            Frente a crescente redução dos orçamentos nessa área, combinada com as mudanças demográficas e psicográficas que resultam na administração da escassez, torna-se necessário fazer as escolhas acertadas.

Para facilitar a visualização do conceito que desejava expressar, criei a “Pirâmide das prioridades na gestão das experiências de lazer”.

Ao longo dos anos, tenho observado que ainda perdura uma crescente atenção das autoridades para a edificação de novas instalações, muitas vezes fruto de estudos pouco criteriosos, fazendo com que o orçamento dedicado à manutenção das instalações já existentes fique ainda mais reduzido. Como consequência, a programação e a animação, desenvolvida pelo verdadeiro recurso que transforma os demais – o capital humano – recebe prioridade menor, restando quase nada, no vértice dessa pirâmide, para comunicar a articulação desse importante conjunto.

O que propusemos na ocasião foi uma radicalização na gestão das instalações de lazer através da inversão dessa pirâmide.

Ao invés de investir em novas edificações, será que não é possível otimizar os espaços existentes e promover parcerias com outras organizações visando potencializar os recursos físicos existentes frente a uma demanda mais qualificada? Com isso, teremos mais recursos para promover não somente a manutenção “curativa”, habitualmente feita devido a sua emergência, que é muito mais onerosa, mas, após minucioso diagnóstico de situação das instalações, priorizar a manutenção “preventiva”, na maioria das vezes, muito mais accessível e eficaz.

Dessa forma poderíamos investir mais em profissionais competentes para dar vida a esses espaços e, para completar, destinar adequadamente recursos para a elaboração de um cuidadoso plano estratégico de comunicação. Pode estar aí o segredo do bom uso das instalações de lazer no presente-futuro.

A pressão política é enorme para o administrador “deixar a sua marca” física de curto prazo, mas pondere, a partir de pesquisa qualificada, os benefícios para a população alvo da ação de médio-longo prazo através da otimização dos espaços e equipamentos.

Portanto, a comunicação, interna e externa, tem um valor incomensurável nos três “E”s da gestão moderna: eficiência, eficácia e efetividade.

Eu sou Professor Bramante e até o próximo podcast.

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